Quando chega o final da semana, apetece-nos dormir até mais tarde e não nos preocuparmos com os horários das refeições. Por essa razão, a moda do brunch que deriva da junção das palavras inglesas “breakfast” e “lunch”, ou seja, pequeno-almoço e almoço, tem ganho cada vez mais fãs em Portugal. Na prática, consiste numa refeição que pode ser tomada a meio da manhã e que o deixará suficientemente saciado até à tarde.
Aqui, a diversidade de pratos servidos é quase ilimitada. Se for uma pessoa com um sweet tooth, as panquecas, waffles, crepes e bolos são praticamente irresistíveis. Caso prefira salgados, há tostas, ovos, hambúrgueres e muito mais.
A febre do brunch instalou-se rapidamente em Cascais, uma vila com enorme afluência de turistas e com muitos spots instagramáveis. O número de espaços com este conceito foi crescendo aos poucos, e, hoje em dia, entre hotéis e restaurantes, podemos contar com dezenas de sugestões. Alguns dos mais recentes são, por exemplo, o Âncora Terrace e o Mangaba Brunch Burger.
Compreendemos que escolher um sítio para visitar com uma variedade tão grande de opções possa ser uma tarefa complicada. Por isso, a New in Cascais quis ajudá-lo, fazendo uma lista com 12 dos melhores spots para comer brunch no concelho.
O termo brunch não é, de todo, recente: já existe desde os finais do século XIX. Uma das primeiras utilizações escritas do neologismo foi feita por Guy Beringer, em 1895, num texto chamado “Brunch: a Plea”. O autor argumentava que, em vez das refeições pesadas que se comiam depois das idas à igreja, se passasse a tomar algo mais leve durante o final da manhã, sugerindo, na altura, café e marmelada juntos com carne. Ao contrário de um pequeno-almoço tradicional, este era um evento alegre e sociável, que promove conversas e deixa as pessoas de bom humor.
A verdade é que Beringer não estava errado. Hoje em dia, ir a um brunch é mais do que um pretexto para comer fora. É todo um evento, um plano bem elaborado, onde amigos se juntam para pôr a conversa em dia e deixam-se levar pela gulodice.
Carregue na galeria para conhecer as sugestões da NiC para comer brunch em Cascais.