O gelado é, provavelmente, a sobremesa mais famosa da estação quente. E apesar de ser quase sinónima de verão, há quem o coma o ano inteiro. A textura cremosa e fresca faz com que uma colher (ou lambidela) deste doce seja quase irresistível, faça calor ou frio.
Um dos grandes motivos para este sucesso prende-se com a variedade disponível. Não existe apenas uma maneira de fazer gelado, ja para não falar da quantidade quase infinita de sabores. Alguns destes podem ser de fruta, guloseimas, doçaria tradicional, o único limite colocado está só mesmo na criatividade de quem os faz. Algumas lojas no País até se aventuram com gostos menos convencionais (como de queijo brie e tomate, por exemplo).
Não é apenas nos sabores que estão as diferenças – até na maneira de servir pode encontrar várias opções. Grande parte da experiência passa por pedir um cone, mas para quem não se quer sujar, um copo com uma colher basta. Alguns inclusive requerem empratamentos mais complexos, com taças vistosas e acompanhados com bolacha ou frutas.
Podem ser mais suaves, servidos em palitos ou até feitos em formato de sanduíche. Alguns nem gelados são – pelo menos segundo a designação tradicional. Estes podem ser exclusivamente à base de fruta, como os sorvetes, ou até feitos com iogurte, também denominados por froyo.
Como, em princípio, ainda vêm aí dias quentes, a New in Cascais reuniu cinco locais, onde pode deliciar-se com uma boa sobremesa fresca para evitar o calor enquanto estiver a passear pela vila. Nesta lista estão os gelados tradicionais que toda a gente gosta, mas também algumas variedades mais criativas que podem ser interessantes.
Carregue na galeria para descobrir mais sobre os diferentes locais e quais os sabores que pode provar.