comida

A air fryer vai ajudá-lo a fazer pastéis de nata caseiros em 10 minutos. Conheça a receita

São super fáceis de preparar e menos calóricos que os originais. É uma daquelas propostas que vai repetir muitas vezes.
Ficam saborosos.

A air fryer tornou-se um fenómeno nos últimos tempos e muitos portugueses já se renderam às vantagens deste eletrodoméstico de cozinha. No entanto, a sua criação é muito anterior a este recente aumento de popularidade. Embora haja alguma controvérsia sobre a origem da fritadeira de ar quente, a maioria das teorias atribui a invenção ao norte-americano Chad Erickson.

O autodidata criou um protótipo com uma panela de cozinha comum e um ventilador. Erickson patenteou a invenção, que usava ar quente circulante para cozinhar alimentos sem a necessidade de óleo, em 1989. Na altura, o aparelho não teve grande sucesso comercial.

Uma década mais tarde, a tecnologia foi aperfeiçoada para ser usada em restaurantes, onde se tornou indispensável. Contudo, as vendas só se tornaram significativas quando surgiram as air fryers para uso doméstico, por volta de 2010.

O pequeno eletrodoméstico foi fazendo o seu caminho entre os cozinheiros amadores, preocupados em criar refeições tão saudáveis quanto saborosas. Muitos desconheciam que era possível obter resultados semelhantes aos obtidos com a ação de fritar, sem retirar as qualidades nutricionais dos alimentos. 

As receitas adaptadas à air fryer multiplicaram-se e todos querem aderir à moda. Uma das mais partilhadas, em Portugal, nos grupos de redes sociais, é a dos pastéis de nata que demoram apenas 10 minutos a preparar.  E não são apenas mais fáceis de fazer, são também menos calóricos.

Do que precisa:

— 1 embalagem de massa folhada
— 1 litro de bebida vegetal
— 6 colheres de sopa de Maizena (amido de milho)
— 6 gemas de ovo
— 4 ou 5 colheres de sopa de adoçante natural
— extrato de baunilha q.b.
— casca de um limão
— canela q.b.

Como se faz:

Pré-aqueça a air fryer a 180 graus. A seguir, parta a massa folhada em pedaços iguais e forre as formas. Coloque, numa taça, a bebida vegetal, a Maizena, as gemas, o adoçante, algumas gotas do extrato de baunilha e uma casca pequena de limão. Mexa até engrossar. Verta a mistura nas formas e leve à air fryer por oito minutos, ou até ficarem tostados (atenção: é preciso algum cuidado para não ficarem colados uns aos outros). Finalize com canela e estão prontos a servir.

MAIS HISTÓRIAS DE CASCAIS

AGENDA