comida

A receita de Clara de Sousa que deixa o frango frito (mesmo) super crocante

A versão da jornalista da SIC promete agradar a todos, incluindo aos maiores fãs dos famosos baldes da KFC.
A nova sugestão da jornalista.

A receita secreta da Kentucky Fried Chicken (KFC) é um dos maiores enigmas gastronómicos do mundo. Criada pelo Coronel Sanders, em 1939, a fórmula inconfundível consiste numa mistura de 11 ervas aromáticas e especiarias, que conferem ao frango um sabor singular. 

Embora a preparação exata seja mantida em absoluto segredo, é sabido que o processo começa com a marinada do frango fresco com temperos, sendo depois passado por farinha e especiarias.

A diferença não está apenas nos ingredientes, mas também na técnica de fritura sob pressão, que assegura que o frango permaneça suculento por dentro e estaladiço por fora.  Esta combinação mágica e quase impossível de replicar tem contribuído para que a KFC continue uma das cadeias de fast food mais apreciadas do mundo.

Clara de Sousa, a jornalista da SIC que partilha as suas receitas online — e faz parte do universo NiT desde março — decidiu abraçar o desafio de criar uma alternativa aos famosos pedaços de frango frito da KFC.

Pode servir como snack, aperitivo ou mesmo como prato principal, e é a alternativa perfeita para sair um pouco da rotina, sem ter necessariamente de recorrer à loja de fast food mais próxima. 

Do que precisa

Para a marinada

— 1 quilos de peitos de frango
— 1 iogurte natural
— 125 mililitros de leite
— 1 colher e meia de chá de sal
— 1/4 de uma colher de chá de alho em pó
— 1/4 de uma colher de chá de paprika fumada

Para panar

— 300 gramas de farinha de trigo T65
— 2 colheres de chá de fermento em pó
— 1 colher e meia de chá de sal fino
— 1 colher e meia de chá de pimenta-preta
— 1colher e meia de chá de alho em pó
— 1 colher e meia de chá de paprika fumada
— 50 mililitros leite

Como se faz

Corte os peitos de frango em tiras nem muito finas, nem muito grossas — o ideal é a grossura de um dedo polegar ou ligeiramente mais.

Coloque as tiras numa taça, envolva todos os ingredientes da marinada e guarde no frigorífico durante pelo menos duas horas. Contudo, pode ficar a marinar de um dia para o outro, quanto mais tempo melhor.

Quando se aproximar o momento de fritar, faça a mistura para panar combinando muito bem todos os ingredientes secos. Só depois junte o leite, pouco a pouco, por toda a superfície, enquanto mistura rapidamente com um garfo, para permitir criar grumos (torrões) de massa. É isso que vai dar o típico aspeto dos tenders da KFC.

Forre um tabuleiro com papel vegetal ou folha de alumínio. Depois passe as tiras pela mistura para panar, permitindo que agarrem muitos grumos. Coloque as tiras panadas no tabuleiro. Se a farinha começar a compactar muito, esfregue-a um pouco com as mãos para desfazer grumos demasiado grandes.

Frite as tiras durante três a quatro minutos em óleo, aquecido a 180 graus, sem encher demasiado a fritadeira. Se começarem a escurecer rapidamente, baixe um pouco a temperatura.

Após a fritura, coloque as tiras sobre uma rede de arrefecimento (com papel absorvente por baixo) para permitir que escorram sem estarem em contacto com o papel, para ficarem bem crocantes.

Sirva como snack com o seu molho favorito, corte as tiras de frango em pedaços e junte-as a uma salada ou acompanhe com arroz branco.

Carregue na galeria para tomar nota das 13 refeições saudáveis e fáceis para fazer em casa.

MAIS HISTÓRIAS DE CASCAIS

AGENDA