comida

A sopa fria com pepino e manjericão de Clara de Sousa fica pronta em 10 minutos

É a opção certa para diversificar a ementa lá de casa, com muita frescura. Além disso, só leva ingredientes fáceis de encontrar.
Um creme fresco. Foto: Clara de Sousa

Os dias quentes persistem, assim como a vontade de saborear pratos mais leves. É nesta época que surge um entusiasmo genuíno por saladas, frutas e muita água. Em contrapartida, as sopas, frequentemente associadas ao outono e inverno, ficam no final da lista de preferências. No entanto, as versões frias podem transformar as receitas tradicionais da família.

Na verdade, as sopas não só são uma opção viável, mas também devem estar presentes nas refeições ao longo do ano. Além de serem aliadas na perda de peso, também aumentam os níveis de energia e reforçam o sistema imunitário. Adicionalmente, regulam o trânsito intestinal e podem contribuir para a diminuição do colesterol, dependendo dos ingredientes e das quantidades utilizadas.

O pepino é sempre uma boa aposta para receitas frescas. É nutritivo, contém poucas calorias e, acima de tudo, é bastante refrescante. Por ser rico em água, proporciona hidratação e possui um efeito diurético, que ajuda a evitar a retenção de líquidos.

É também o elemento-chave da sopa fria da jornalista Clara de Sousa, que recentemente se juntou ao universo NiT. Com manjericão e iogurte natural, é um prato ideal para diversificar a ementa lá de casa. O melhor de tudo é que a confeção é simples e bastante rápida (10 minutos). Anote os ingredientes, prepare o balcão e ligue o liquidificador à corrente.

Do que precisa

— 1 quilo de pepinos
— 240 gramas de iogurte grego natural
— 50 mililitros de azeite extra-virgem
— 50 mililitros de sumo de limão
— 1 dente de alho
— uma mão cheia de manjericão
— folhas de hortelã-pimenta a gosto
— 1 colher de chá de mel
— sal e pimenta-preta a gosto

Como se faz

Lave os pepinos, tire grande parte da casca e corte-os em rodelas. Deixe alguns pedaços reservados, dos mais pequeninos, para decorar. 

No liquidificador meta o iogurte, o pepino e triture. Junte todos os ingredientes e repita o processo até conseguir um creme liso. Leve ao frigorífico durante algumas horas ou deixe gelar de um dia para o outro.

Quando servir, triture de novo, para que a mistura fique mais uniformizada. Sirva e decore com as rodelas da fruta, um fio de azeite, uma folha de hortelã e pimenta-preta.

Carregue na galeria para descobrir mais receitas rápidas e fáceis de preparar.

MAIS HISTÓRIAS DE CASCAIS

AGENDA