Carcavelos começou o ano com uma novidade no mapa gastronómico. Os fãs de hambúrgueres têm agora um novo ponto de paragem obrigatório: o número 13 da Praça do Junqueiro é agora a morada da Street. A marca de hambúrgueres, criada em Lisboa em 2024 (onde tem atualmente três lojas), quis expandir o conceito para o concelho de Cascais.
O espaço, com 80 metros quadrados e 28 lugares, abriu dia discretamente a 28 de dezembro, mas a inauguração oficial aconteceu apenas no primeiro fim de semana deste ano. Rapidamente chamou a atenção dos foodies cascalenses.
À New in Cascais, Tiago Fonseca, formado em gestão de empresas e responsável pela expansão da Street, explicou que a escolha de Carcavelos como parte da estratégia de crescimento da marca, surgiu devido aos clientes que questionavam porque não haviam lojas na zona da Linha.
Ao ver que esta era uma boa oportunidade, decidiu avançar — até porque Carcavelos se posiciona estrategicamente entre Cascais e Lisboa, tornando-se o local perfeito para atender tanto moradores como visitantes.
Este espaço vem também satisfazer a nova tendência do mundo gastronómico: os smash burgers. Este conceito está a roubar espaço aos clássicos hambúrgueres e há restaurantes a abrir, inteiramente dedicados a esta versão. O segredo é esmagar os hambúrgueres para ficarem mais finos, suculentos e saborosos, já que o maior contacto da carne com a chapa torna-os mais tostados e caramelizados.
Esta febre tem-se espalhado um pouco por toda a parte e agora está também presente em Carcavelos. “O mercado para os smash burgers está em ascensão, com alta demanda, e há uma lacuna desta oferta a nível local. Acreditamos ter um produto único e de grande qualidade para oferecer nesta região, e a Praça do Junqueiro é o sítio ideal. É o coração de Carcavelos, com jovens, famílias, estudantes e surfistas vindos da praia,” comenta Tiago, de 32 anos.
A Street garante, no entanto, que os seus produtos são diferentes “de outras versões, onde esmagam toda a carne”, garantindo que opta por “pressionar apenas as bordas do hambúrguer, o que permite que o centro fique suculento e cheio de sabor”, contam. A marca garante manter um limite diário de vendas por loja para garantir “que cada hambúrguer é preparado com qualidade e frescura”.
A Street Smash Burgers aposta num menu com apenas um produto. No entanto, “existe a mesma versão vegetariana e glúten free”, com acompanhamentos e bebidas. Ao manter o menu “simples”, a marca garante que cada cliente possa pode aproveitar “uma refeição de qualidade”, refletindo o compromisso da marca com a excelência.
O destaque vai para o Smash Burger (9,90€), preparado com carne fresca, moldado com a técnica de “smash” que garante uma crosta crocante por fora e um interior suculento. Servido em pão brioche fresco, o hamburger inclui queijo americano derretido, cebola caramelizada, picles, ketchup, mostarda, alface e tomate, com a possibilidade de personalizar os ingredientes.
A Street introduziu também o Veggie Smash Burger (12,90€), uma novidade que mantém o espírito deste novo conceito, mas numa versão sem carne, para satisfazer os paladares vegetarianos. Além disso, a marca surpreende com edições limitadas, como o Bacon Cheese Smash, que adiciona o sabor do bacon crocante e uma dose extra de queijo, perfeita para quem já provou o hambúrguer clássico.
Os acompanhamentos são simples, mas perfeitos para os fãs deste tipo de refeição: há batatas fritas normais e batatas doces fritas (3€) e ainda uma opção de batatas fritas trufadas (6,50€), “com molho de trufas caseiro e queijo parmesão ralado na hora”.
Para quem deseja uma refeição completa, o combo Smash Burger inclui o hambúrguer, uma dose de batatas e uma bebida à escolha por 13,90€, tornando-se uma opção prática e acessível.
A ideia de criar a Street nasceu da experiência de Cristina Alonso Nestares, Carlos Conde e Beatriz Santillana Martinez durante uma viagem à Austrália. Ao observar a técnica única e o modelo de negócio deste conceito de hambúrgueres, decidiram trazer a ideia para Portugal. “Quando passámos uma temporada em Lisboa, na altura da Covid-19, ficámos apaixonados pelo País. Foi nesse período que percebemos que o conceito de smash burger poderia ser uma grande oportunidade para o mercado português”, afirmam os fundadores.
A primeira loja abriu em Campo de Ourique, em Lisboa em março de 2024. O sucesso quase imediato levou-a a expandir-se para outras localizações. A Street abriu depois no Cais do Sodré e no Saldanha.
Carregue na galeria para conhecer melhor o novo espaço de Carcavelos.