Cascais é, por excelência, uma vila piscatória. A tradição secular continua bem viva, sendo uma das profissões mais características do concelho. E, claro, em terra de pescadores, o peixe é rei e isso é bem visível nos menus dos restaurantes espalhados pela região. No entanto, faz também parte dos menus caseiros das famílias cascalenses, onde as receitas se multiplicam.
Nesta edição, partilhamos uma proposta simples, mas muito saborosa, que poderá ser a escolha da próxima refeição lá de casa. O protagonista é o pargo, peixe que se encontra facilmente na nossa costa. Sugerimos que seja feito no forno, uma forma mais saudável (esqueça os fritos) de consumi-lo.
O segredo está em temperá-lo bem. E, para isso, há alguns ingredientes indispensáveis que poderá pôr na sua lista de compras. A receita serve duas doses. Deverá acrescentar mais quantidades, de forma proporcional, caso queira que o prato sirva mais pessoas.
Do que precisa
— 1 pargo
— 1 cebola
— 4 tomates
— 2 dentes de alho
— Sumo de um limão
— 2 decilitros de vinho branco
— 150 gramas de manteiga
— Um ramo de salsa
— Uma folha de louro
— 4 colheres de sopa de azeite
— Sal e pimenta q.b.
Como se faz
Comece por escamar e amanhar o peixe. Corte-o, depois, em postas grossas e tempere-as com sal. Cubra o fundo de um prato de ir ao forno com a cebola picada, os tomates picados (sem peles, nem sementes), os dentes de alho esmagados e a salsa picada. Disponha as postas de peixe sobre estes condimentos e tempere-as com pimenta, uns bocadinhos de manteiga, azeite, louro e vinho branco.
Meta o prato com os ingredientes no forno a 200 graus e deixe cozer durante cerca de 30 minutos, ou até sentir que o pargo está cozinhado. Pode também incluir alecrim, para dar sabor. Depois de pronto, disponha as postas de peixe numa travessa reconstituindo o pargo na sua forma primária.
Coloque num tacho o líquido em que cozinhou o peixe, deixe reduzir e junte o resto da manteiga, o sumo de limão e pimenta. Cubra depois o peixe com este molho. Sirva acompanhado de batatas cozidas, cortadas aos quartos e legumes cozidos.