comida

As almôndegas de carne branca de Clara de Sousa vão pôr os miúdos a comer espinafres

Os ingredientes incluem escolhas mais saudáveis, como a carne branca. O molho bem temperado faz toda a diferença no prato.
Ficam prontas num instante.

As almôndegas são bastante apreciadas em diversas culturas, a ponto de terem um dia que lhes é dedicado nos Estados Unidos da América, 9 de março. Apesar de o nome ser associada à língua árabe, a origem destas bolas de carne não é precisa. Existem relatos de que surgiram na Roma Antiga, feitas com carne moída e pão embebido em vinho e temperos, e outros que as ligam à culinária italiana.

A teoria mais consensual é que o nome deriva da expressão árabe “al-bundiga”, que significa algo com um formato redondo. Com as migrações para os continentes europeu e asiático, a receita foi adaptada em cada local, de forma diferente. Países como Itália, Suécia e Dinamarca são conhecidos por terem almôndegas um pouco maiores que um berlinde. Na cozinha portuguesa, no entanto, são confecionadas com uma dimensão mais generosa. 

É o caso da proposta apresentada pela jornalista Clara de Sousa, que este ano se juntou ao universo NiT, com um site onde partilha receitas, dicas de bricolage, entre outros temas. Além de um molho suculento, estas almôndegas têm um ingrediente chave — os espinafres, conhecidos por ajudarem a controlar a pressão arterial e a prevenir a anemia.

Na base do prato está a carne branca de aves, com menos gordura e colesterol que a de bovino, por exemplo. Anote os ingredientes, passe no supermercado e prepare já uma das refeições da semana. 

Do que precisa

— 2 ovos tamanho L
— 100 gramas de folhas de espinafres
— 6 dentes de alho
— 1 quilo de carne picada de peru
— 100 gramas de mozzarella ralada
— 30 gramas de parmesão ralado (+ extra para finalizar)
— 50 gramas de pão ralado (simples ou temperado)
— 350 gramas de molho tomate temperado
— 500 gramas de tomate triturado natural
— 200 mililitros de vinho branco
— 250 mililitros de água
— 1 colher de sopa de azeite
— farinha q.b.
— sal, pimenta preta e noz-moscada q.b.

Como se faz

Comece por picar finamente as folhas de espinafre e os dentes de alho. Bata os ovos com o garfo e coloque-os numa taça com os ingredientes anteriores, envolvendo-os bem. Adicione a carne, o pão ralado, a mozzarella e o parmesão e tempere com as especiarias. Com as mãos misture tudo e forme almôndegas com o tamanho de uma bola de pingue-pongue. Caso a carne estiver a colar demasiado aos dedos, molhe as mãos com água fria. 

Numa frigideira grande coloque alho, deixe fritar, e adicione o tomate, o molho temperado com o vinho branco e água. Acrescente sal, pimenta e noz-moscada e quando começar a ferver deite as almôndegas passadas por farinha. Opte por manter o lume médio-baixo para não queimar, tape e deixe cozinhar durante 15 a 20 minutos. Depois é só servir a gosto — com arroz, esparguete ou até puré de batata.

Reunimos uma seleção de receitas saudáveis e rápidas de preparar. Carregue na galeria para conhecê-las.

MAIS HISTÓRIAS DE CASCAIS

AGENDA