comida

As novidades da carta de verão do Palaphita servem Portugal e Amazónia à mesa

O eco-lounge tem novos pratos, petiscos, saladas e cocktails. São opções mais leves e refrescantes para os dias quentes.
O espaço exterior é super agradável.

Se já conhece o Palaphita na Casa da Guia, em Cascais, sabe que é um espaço com uma atmosfera e um ritmo próprios. Rodeado por natureza, com uma vista incrível sobre o mar, fá-lo sentir-se longe da confusão urbana e dos problemas da rotina, durante o tempo em que lá estiver. Caso ainda não conheça, coloque já na agenda uma visita. Garantimos que vale a pena com o bónus de poder provar pratos típicos da Amazónia. 

E agora há novos sabores para experimentar. O Palaphita lançou um novo menu de verão, com opções mais leves, frescas e ligadas ao mar, reunindo Brasil e Portugal à mesa. As propostas foram criadas por Natacha Fink, chef-executiva do restaurante, que mantém a inspiração amazónica, de onde é natural, utilizando produtos portugueses.

Este é, aliás, um dos conceitos base deste eco-lounge como a própria contou à New in Cascais nesta entrevista. Na enorme esplanada ao ar livre, os dias longos ganham mais encanto. Os clientes são convidados a chegar, comer e ficar a aproveitar o espaço, sem olhar para o relógio.

Na mesa, pratos leves, sandes e saladas são as sugestões as sugestões com mais saída nesta estação. As saladas, por exemplo, usam uma mistura de folhas da horta do próprio Palaphita, com frutas da estação. Há também novos petiscos e cocktails para conhecer. 

“A nossa ementa de verão está focada na frescura. Introduzimos três novos sanduíches frios e novos pratos que vão refrescar os paladares pela maneira como usamos as ervas da nossa horta. Destaco o Arroz Marajoara, com camarão, onde usamos pimenta de sichuan e cachaça de jambu, para proporcionar a sensação do jambu amazónico, uma erva que abre as papilas gustativas e imprime uma sensação divertida de formigamento na boca”, explica a chef. 

O arroz Marajoara.

Também estão entre os novos pratos principais a Rosita (flores de rosbife de lombo, com salada de batata levemente picante), a Caldeirada do Mar (caldeirada à brasileira de peixe e frutos do mar com pirão escaldado, farofa de alho e arroz) e o veggie Jardineira (jardineira de legumes com tofu sobre um puff de mandioca grelhado e azeite trufado).

As saladas, “que têm como ponto alto a harmonização de folhas e frutas”, como refere a chef, apresentam opções como a “Emperiquitadinha” (mix de folhas, salada de grãos sobre húmus de beterraba com vinagrete de laranja do Algarve), a “Burrata de Verão” (burrata sobre salada verde da horta com compota caseira de pêssego, vinagrete da casa, pesto e azeite trufado) e a “Salada do Pala” (salada fresca de folhas da horta, tomates, cogumelos, vinagrete de verão e frutos cítricos). 

Para quem gosta de petiscar, poderá provar a “Flor de Verão” (alcachofras de verão cozidas, servidas com molho de manteiga e vinagrete de laranja), o “Carpaccio de Rolo” (carpaccio enrolado com nacos de queijo e folhas, servido com um molho exclusivo de azeite, mostarda, mel, queijo curado e alcaparras), além de uma nova versão de um clássico da casa, o “Tapi de Bacalhau” (dadinhos de tapioca hidratados e temperados com queijo e bacalhau, servidos com maionese picante).

Quanto às sandes, entram no menu a “Do Pasto” (rosbife de lombo, folhas da horta, vinagrete do Pala e maionese de castanha com jambu), “Do Mar” (pipoca de camarão com coleslaw, folhas da horta e picles de cebola roxa com açaí) e a “Da Horta” (burratina, tomate, pesto de manjericão e húmus verde no pão tostado).

Os mais gulosos têm também novidades para satisfazer o desejo de um doce no final da refeição. Pode agora provar o “Brownie Floresta” (com chocolate 70 por cento cacau, recheado com doce de leite e guarnecido com frutas do bosque) e o “Carimbó” (creme de cupuaçu com chocolate, biscoito crocante e castanhas tostadas da Amazónia).

Na carta de cocktails, destacam-se os gins da Península Ibérica e as caipirinhas com rótulos, que estão entre as 50 melhores cachaças brasileiras. Outro clássico do Palaphita também surge este verão com novidades: “As sangrias foram inteiramente renovadas para aproveitar a melhor oferta de frutas da estação. Agora também temos mais opções de sangrias com espumantes”, conta Natacha Fink. 

Carregue na galeria para ver imagens dos novos pratos do Palaphita. 

ver galeria

FICHA TÉCNICA

  • MORADA
    Casa da Guia - Avenida Nossa Senhora do Cabo 101,
    2750-374  Cascais
  • HORÁRIO
  • Segunda, quarta e quinta-feira das 12h às 22h
  • Sexta-feira, sábado e domingo das 12h às 23h
  • Encerra à terça-feira
PREÇO MÉDIO
Entre 20€ e 30€
TIPO DE COMIDA
Brasileira

MAIS HISTÓRIAS DE CASCAIS

AGENDA