comida

Atenção, foodies: os sabores brasileiros da Dona Ana Baiana chegaram à Casa da Guia

A food truck foi inaugurada no dia 31 de agosto. Ali vão ser servidos pratos brasileiros, como acarajé, abará, caldinho e feijoada.
Também pode levar a comida consigo.

A culinária brasileira é uma das mais ricas do planeta. Com influências portuguesas, africanas e de outros povos europeus, a diversidade de pratos é quase ilimitada. E um dos melhores lugares para experimentar algumas das especialidades mais típicas do país é em Salvador da Bahia. Nós compreendemos que atravessar o Atlântico não seja possível a curto prazo, por isso o melhor é aproveitar os espaços que se dedicam a estes sabores por cá.

Um deles é o restaurante da Dona Ana Baiana, em Cascais. Foi no Mercado da Vila que o espaço se instalou e ganhou reconhecimento, mas agora cresceu e chegou também à Casa da Guia, com um novo conceito: uma food truck que serve as delícias brasileiras a que os portugueses já não resistem. Por enquanto está em soft opening, mas deixe já marcado na agenda: o espaço quer começar a servir as iguarias na próxima semana, a partir de 9 de setembro.

Ana Coelho, a responsável pelo projeto, chegou a Cascais há 13 anos. Saiu de Salvador para ir para São Paulo com o marido, até este receber uma proposta para trabalhar em Portugal. Instalaram-se neste concelho à beira-mar e, há cerca de cinco anos, decidiram abrir o espaço no Mercado da Vila. É ali que pode comer feijoada todos os domingos ao som de samba, como lhe contámos neste artigo.

A paixão de Ana, de 48 anos, pela área da gastronomia é antiga, desde a altura em que via a mãe a cozinhar, ainda que só tenha começado a dedicar-se a esta atividade com mais frequência depois de casar. Não se deixou limitar apenas por gostar de comida baiana: fez um curso profissional no SENAC, em Salvador, e profissionalizou-se. Acima de tudo, gosta do que faz: “Quando gostamos de comer e vemos a nossa mãe cozinhando, acabamos por ficar com esse ‘bichinho’.”

O Dona Ana Baiana serve comida brasileira, mas também bitoques e outros pratos portugueses. Recentemente, surgiu a vontade de fazer crescer o projeto. “Estava muito apertadinho, então a gente decidiu procurar outro espaço”, contou Ana à New in Cascais. Encontraram o sítio ideal por acaso. “Queria muito que fosse na Casa da Guia. Tem um ambiente legal, bonito, super aconchegante. E do nada surgiu”. Havia um espaço de street food instalado no local que estava para fechar. Quando os proprietários souberam que a Dona Ana Baiana estava à procura, avisaram-na.

 
 
 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação partilhada por Dona Ana (@donaanabaiana)

A inauguração da food truck do Dona Ana Baiana na Casa da Guia aconteceu no passado dia 31 de agosto, sábado. O evento contou com a presença de nomes da música brasileira, como a cantora Gretchen, e o feedback foi muito positivo: “Todo o mundo gostou. Tudo o que temos e vamos ter é diferente do que já lá está. Então o pessoal adorou”. 

O novo espaço tem uma particularidade que o distingue do restaurante no Mercado da Vila: vai servir exclusivamente comida baiana. “Vai ter acarajé, bobó, feijoada, dobradinha, sarapatel, abará, caldinho, moqueca”, enumera Ana. Juntamente com estes pratos, que serão servidos em porções pequenas, a responsável também quer levar para a Guia alguns salgados, como croquetes de mandioca e de tapioca.

Caso nunca tenha provado alguns destes pratos, explicamos, de um modo geral, o que pode esperar. Acarajé é um bolinho de massa de feijão, cebola e sal, frito em óleo de palma, muitas vezes servido na Bahia com camarão seco e salada. O abará é parecido, mas em vez de ser frito, é cozido. Já o bobó é um prato cremoso, com camarões refogados, temperos verdes e leite de coco. Visualmente, é muito semelhante a caril.

A food truck tem dispostas algumas mesas e bancos para poder provar os pratos de forma descontraída, ainda que possa levar a comida consigo e passear junto à encosta. “Tem quatro mesas no interior, mais uma cadeirinha, um sofá e mais três mesas ao ar livre”. Ainda que estejamos no verão, já foram pensadas algumas mudanças para quando chegarem dias mais frios. “No inverno vou cobrir a esplanada e pôr um aquecedor”.

Dona Ana tem também mais planos para o espaço. Inclusive, já começou a discutir com os proprietários de outras bancas no parque, e com a gestão da Casa da Guia, a possibilidade de levar músicos para tocar ao vivo. “Vamos tentar colocar música ao sábado e domingo. Pelo menos, até ao final do verão, queremos ter sempre música à tarde”. O spot está aberto todos os dias entre as 11 horas e as 19 horas.

MAIS HISTÓRIAS DE CASCAIS

AGENDA