Leite, iogurtes, bolachas e mercearia. Os produtos perecíveis que não são vendidos até ao final da data de validade acabam no lixo das grandes superfícies. Os números revelam que Portugal é o quarto país da Europa que mais produtos alimentares deita fora, anualmente.
É precisamente por isso que a Auchan tem feito um esforço para contrariar a tendência. Depois de criar as happy boxes com preços reduzidos, abriu, neste mês de julho, uma zona low cost onde irá colocar todos os bens alimentares com data de validade a expirar, com descontos que chegam aos 50 por cento.
Trata-se de um projeto-piloto que a retalhista inclui em todas as lojas do País. O objetivo é reservar espaços específicos nos supermercados para esses produtos.
Saladas, carne e peixe embalado, iogurtes, queijo, mercearia e charcutaria. Nestas zonas, estarão expostos todos os artigos alimentares com data de validade próxima do fim. Desta forma, a cadeia francesa espera reforçar o combate contra o desperdício, a preservação do planeta e a promoção de hábitos de consumo mais sustentáveis.
“Com esta iniciativa, a Auchan volta a confirmar a sua intenção de contribuir para a redução do desperdício alimentar, ao mesmo tempo que ajuda as famílias portuguesas ao disponibilizar soluções que lhes permite poupar, sem abdicar de produtos de qualidade”, avançam os responsáveis.

LET'S ROCK







