Provavelmente não o irá encontrar na carta do Café do Aires, embora este vinho clarete da Bairrada tenha a assinatura de um famoso cliente e fervoroso bairradino, nada mais nem menos do que Bruno Aleixo.
A personagem de animação criada em 2008 estreou-se nos vinhos há dois anos, com o lançamento de uma referência em parceria com a Herdade do Rocim e Quinta da Lagoa Velha.
Tal como na primeira colheita, este vinho chega numa edição limitada a 800 garrafas. Garrafas de um litro, diga-se, isto porque Aleixo considera que “duas é muito, mas uma também é pouco”.
Na origem do vinho está a uva Baga, típica da Bairrada, aqui tratada com delicadeza. A pouca extração das uvas dá origem a um clarete, um vinho com menor teor alcoólico, menos intenso, com menos cor e mais leveza.
“Tornou-se um vinho obrigatório no nosso portefólio, não só pela frescura que o torna uma companhia imprescindível nos dias e noites quentes de verão, como pela ligação ao icónico Bruno Aleixo, que continua a ser uma personagem incontornável”, refere Pedro Ribeiro, enólogo da Herdade do Rocim.
O vinho está à venda na loja do produtor e custa 19,99€.