A Olá chegou a Portugal em 1959 e, desde então, é parte integrante do verão de quase todos os portugueses. Uns começaram pelo Epá, outros cresceram de Cornetto na mão e, ao longo dos anos, muitas novidades têm preenchido o famoso cartaz.
Se a primavera é tempo de afinar treinos para chegar à praia em forma, os dias quentes que se fazem sentir são, por outro lado, de desgraça calórica. E é preciso ter cuidado, porque algumas das propostas são verdadeiras bombas.
Como contribuição para essa luta, pedimos à nutricionista Lia Faria para analisar a oferta da Olá, disponível para este verão, e criar um ranking com as opções menos e mais calóricas. A pior opção deste ano mantem-se a mesma em relação a 2023, com 352 calorias, 21 gramas de gordura e 29 de açúcares.
Tendo em conta que uma refeição deve ter, em média, 400 calorias (dose recomendada diária), só no gelado já teria ingerido praticamente o valor total. Mas não se preocupe, este valor não é igual em todas as sugestões: a menos calórica tem apenas 62 calorias.
Algumas das novidades, como o Cornetto de brigadeiro e os Magnum Euphoria — com recheio de limão e framboesa, e cobertura de chocolate branco com pedaços de framboesas crocantes — e o Wonder — feito de nata e toffee, com cobertura de chocolate e caramelo e pedaços de amêndoas caramelizadas — fazem parte da lista dos piores.
“Bem sabemos que existem imensas opções e o difícil é escolher qual comer. De uma forma geral, claro que as opções menos calóricas, mais à base de gelo e fruta, são mais interessantes, mas isso não quer dizer que não haja lugar para alternativas mais gulosas. É tudo uma questão de equilíbrio e frequência”, refere a nutricionista.
“Se durante o verão apenas comemos duas ou três vezes um gelado, não nos devemos preocupar necessariamente com as calorias e devemos escolher aquele que mais gostamos. Se por outro lado, temos o hábito de comer um gelado duas ou três vezes por semana, faz sentido darmos prioridade às opções mais saudáveis.”
Carregue na galeria para saber qual é a ordem dos gelados da Olá de 2024, do que tem menos calorias até ao que tem mais.