O produto original foi criado há cerca de 40 anos e, naturalmente, a polémica óbvia não demorou a surgir. O nome escolhido para a marca de bolachas acabaria por provocar um incidente internacional com os habitantes das Filipinas, que não acharam muita piada à decisão.
Em 1999, o senador filipino Heherson Alvarez afirmou que o nome usado para as bolachas era ofensivo. “Podiam ter qualquer outra designação, mas os fabricantes decidiram usar a nossa identidade racial e agora fazem dinheiro com isto”, disse. Criticou ainda o facto de serem “escuras por fora e brancas por dentro”, algo que, afirma, é uma ofensa muitas vezes usada contra as pessoas das Filipinas.
O protesto foi infrutífero e as bolachas não só mantiveram o nome como a popularidade. Com o passar dos anos, a criação que originalmente se cingia ao sabor do chocolate, começou a mudar.
O mais recente sabor aposta no caramelo salgado, numa mistura de sabores antagónicos que conquista muitos paladares. A bolacha é clara por dentro, assim como a cobertura, mas têm um twist: pedaços de caramelo no interior.
Para os fãs da marca, há boas notícias: os Filipinos de caramelo salgado acabam de chegar ao mercado português. Custam 1,89€. Apesar de gulosos, o ideal é ser contido na hora de atacar o pacote: cada bolacha tem 523 calorias por cada 100 gramas.