comida

Em Cascais, o St. Patrick’s Day celebra-se com um almoço temático e tradições irlandesas

A quarta edição do evento, que acontece no Mercado da Vila, está marcada para o dia 17 de março, domingo.
Celebra-se a 17 de março.

A mais famosa festa irlandesa celebra-se, hoje em dia, um pouco por toda a parte — e em Cascais não é diferente. O St. Patrick’s Day, que assinala a data da morte do santo padroeiro da Irlanda, a 17 de março, é uma tradição com centenas de anos. No FoolLab celebra-se há quatro, com tudo o que temos direito.

“Já se sabe que o Cascais Food Lab adora celebrações e que não perde uma boa oportunidade para se associar a ocasiões que envolvam cultura e, claro, comida”, refere o espaço, inserido no Mercado da Vila, que se vai vestir de verde, branco e laranja por um dia. 

A 17 de março, domingo, chega a quarta edição do evento “Experiência Gastronómica St. Patrick’s Day”, que pretende reunir à mesa a comunidade irlandesa e todos aqueles que se quiserem juntar à festa, com uma forte vertente cultural, onde não falta música, dança e atividades “capazes de nos transportar até Dublin, Cork, Limerick ou Galway”, garante a organização. 

O programa começa às 11 horas, com uma visita guiada e exclusiva ao Museu Condes de Castro Guimarães, instalado na antiga Torre de S. Sebastião, edificada entre 1897 e 1900, por iniciativa de Jorge O’Neill, um aristocrata e financeiro de ascendência irlandesa. O grupo seguirá depois para o Mercado da Vila, onde serão apresentadas algumas danças irlandesas, às quais se junta a degustação de um irish coffee. Segue-se o almoço, no espaço do FoodLab, onde os participantes terão a oportunidade de degustar uma ementa irlandesa. 

“As entradas serão leek potato soup with cream and herbs e scallops with black pudding and crispy Parma ham, receitas tradicionais desta época festiva. O prato principal será o chargrilled Spring Lamb, tradicional irlandês, onde se destaca o cordeiro grelhado. O soda bread, um pão que entre outros ingredientes leva bicarbonato de sódio, será também degustado. Rico e tenro, é muito tradicional comer-se no dia de São Patrício. Para terminar será servido Rhubarb Crumble with vanilla custard, uma tentação difícil de resistir”, revela o Cascais FooLab.

Para acompanhar estas iguarias não vão faltar bebidas típicas irlandesas, como a cerveja Guiness. O evento termina pelas 15 horas. Está limitado a 30 lugares, com o valor de 45€ por pessoa. Para mais informações ou inscrições, pode contactar o email info@nullcascaisfoodlab.pt. 

Veja no vídeo, em baixo, como correu a última edição e o que o espera, caso queira participar na deste ano. 

A lenda do trevo e a cor verde

Conta a lenda que St. Patrick se aproveitou da popularidade do trevo de três folhas entre os povos nativos da Irlanda, que o consideravam um símbolo de sorte, e usou-o na evangelização dos pagãos celtas. Decidiu explicar a doutrina da Santíssima Trindade comparando-a à folha do trevo que se divide em três, tal como Deus que, sendo um, é Pai, Filho e Espírito Santo.

Durante as festividades deste feriado, é tradição as pessoas vestirem peças de cor verde. Também a decoração dos ambientes e até dos pratos e das bebidas, ganha esta coloração. O verde está associado à paisagem Irlandesa, já que a frequência de chuva e neblina incentivam o crescimento de vegetação nos campos a perder de vista, tão típicos de algumas zonas do país.

Em Cascais, o edifício dos Paços do Concelho e o Museu Condes Castro Guimarães vestem-se, todos os anos, a rigor. No museu, inclusive, existe uma sala onde o teto é decorado com trevos de três folhas, em homenagem ao país do seu fundador. 

MAIS HISTÓRIAS DE CASCAIS

AGENDA