Nos últimos anos, têm chegado a Portugal muitos brasileiros à procura de novas oportunidades. Trazem os sabores, as músicas e o estilo de vida tropical, que encanta portugueses e turistas. Na área gastronómica, são muitos os pratos que hoje podemos provar, com ingredientes que nos eram desconhecidos até há pouco tempo. Alguns são servidos nos espaços do Palaphita, com raízes amazónicas, em Cascais e no Estoril. É por lá, que vai poder provar também uma nova marca brasileira de bebidas.
A Jambuzada caracteriza-se como “uma das grandes cachaçarias premium brasileiras”. A marca chega agora a Portugal e, para celebrar “o lançamento na Europa”, vai promover um evento aberto a todos já esta sexta-feira, 6 de dezembro, na concept store do Palaphita, em São Pedro do Estoril. Leia o artigo da NiC sobre o espaço que abriu no início de agosto deste ano.
O evento, designado como uma “cachaça experience” irá oferecer um workshop gratuito com degustação, a partir das 18 horas. Poderá também conhecer a história da marca e os produtos que fazem parte do catálogo.
“É o primeiro evento que a Jambuzada faz na Europa e estamos muito animados com essa chegada. É um licor de cachaça. A base alcoólica é a cachaça, mas com uma fusão com jambu, uma erva típica da região Norte do Brasil, que produz uma certa dormência na língua. Com isso, a experiência fica ainda mais incrível”, explica Raquel Lopes, fundadora da Casa Cachaça que organiza o evento.
A responsável, de 50 anos, começou a carreira no teatro, no Rio de Janeiro, Brasil. No entanto, depois de ser mãe e perder o marido, quis procurar novos caminhos, acreditando que “nunca é tarde para recomeçar e inovar”. Primeiro, investiu no mundo dos vinhos. Mais tarde, mudou-se para Portugal e assumiu a missão de divulgar a cachaça como um importante símbolo cultural brasileiro. Decidiu, assim, abriu uma empresa especializada em cachaças de alambique.
![(quarta-22h15) Esta cachaça premium vai estrear-se na Europa com prova gratuita em Cascais](https://newincascais.nit.pt/wp-content/uploads/2024/12/4d12a61603dc0596281f2e0af47a5702-754x394.jpg)
Raquel estará presente no evento esta sexta-feira. Durante a experiência, a responsável irá partilhar pormenores da produção das cachaças da Jambuzada. Estará também presente o bartender Daniel Gismonti, embaixador da marca em Portugal, que vai dar dicas aos participantes de como fazer cocktails de cachaça.
Também grande entusiasta desta bebida é a chef brasileira Natacha Fink, natural da Amazónia e responsável pelo restaurante do Palaphita, na Casa da Guia, em Cascais. Natacha vai participar do evento, sugerindo alguns pratos e sandes do Palaphita, que harmonizam na perfeição com as bebidas da cachaçaria brasileira, que serão apresentadas no workshop.
Na experiência, os participantes vão poder degustar estes sabores. Raquel irá partilhar pormenores da produção das cachaças da Jambuzada, que chega com três sabores diferentes — banana, abacaxi e açaí.
A Casa Cachaça começou a importar os seus produtos para o mercado português, em 2023. O objetivo da marca era segmentar a cachaça “como uma bebida premium e sofisticada”.
Carregue na galeria para conhecer o espaço do Palaphita que abriu em São Pedro do Estoril, em agosto, onde vai decorrer este evento.