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Este doce de Natal é um fenómeno de vendas o ano inteiro na Mercadona

A retalhista reforça a posição de “paraíso dos gulosos”, com uma nova aposta de sabor em Portugal. Cada exemplar custa 2,20€.
Também são boas sugestões de presentes.

As tradições natalícias espanholas fogem ao que estamos habituados por cá. Como todos sabem, os presentes, que em Portugal são trocados na noite de 24 de dezembro, ou na manhã de 25, só são abertos pelas famílias espanholas no Dia de Reis. Porém, há outros hábitos diferentes na quadra e que poucos conhecem. 

Temos o exemplo do torrão. O doce, agora feito artesanalmente em Alicante, é oferecido no Natal como presente aos vizinhos ou colegas de trabalho. A tradição terá começado, segundo documentos do município espanhol, em 1582. Na altura, os trabalhadores de várias empresas recebiam parte do seu salário em dinheiro e outra parte numa arroba de torrão.

Este doce, feito à base de amêndoas e mel, é capaz de ser dos produtos com mais lendas internacionais associadas. Uns dizem que terá começado a ser feito há uns valentes séculos com os gregos, que queriam um snack nutritivo para correr nas provas olímpicas. Outros juram que se trata de uma das heranças deixada pelos árabes na altura da conquista da Península Ibérica. Também há quem defenda que terá sido criado em Barcelona, por um confeiteiro que se chamava Turró.

A origem pode até ter várias variações e contos, mas há pelo menos cinco séculos que este é um dos doces natalícios por excelência no país. Produzido em Alicante, uma zona certificada como Indicação Geográfica Protegida, o torrão é daqueles produtos que nunca podem faltar numa dispensa dos espanhóis durante a quadra. Atualmente, há diferentes variações, mas pelo menos dois ingredientes estão sempre presentes nas receitas: amêndoas com um elevado teor de óleo e açúcar.

Os espanhóis são loucos pelo seu doce e tanto o consomem como sobremesa, como o incluem em pratos mais compostos. Em Valência, por exemplo, há restaurantes que o acrescentam num arroz cremoso com bochechas de porco, ou em croquetes. E também não faltam sabores diferentes.

A Mercadona, em 2023, lançou uma versão de cheesecake que convenceu até os mais conservadores. “A novidade foi lançada no início desse ano, em Espanha, e foi um êxito de vendas. Mesmo assim decidimos melhorar a receita, acrescentando geleia. Aí os números dispararam”, garante à NiC fonte oficial da retalhista.

Os clientes portugueses que já costumam fazer compras nos supermercados em Espanha também se renderam à novidade. O passa a palavra acabou por fazer o trabalho e outros tantos pressionaram a cadeia para trazer o torrão para Portugal. A Mercadona acedeu e o Turrón Chessecake está desde meio de setembro à venda nas lojas portuguesas. Tem sido uma verdadeira loucura.

Estamos a falar de mais um produto da Hacedando, a marca própria da cadeia. O que o torna realmente especial é “a conjugação do recheio com queijo e pedaços de bolacha e a camada de geleia de frutos vermelhos coberta de chocolate branco”.

A guloseima é fabricada, como manda a tradição deste doce, em Alicante. As barras são depois distribuídas pelas lojas de Espanha e Portugal.

No nosso País, por semana, o grupo vende mais de cinco mil unidades. Isto significa que, por mês, são vendidos mais de 20 mil exemplares. Cada um custa 2,20€.

Como seria de esperar, está longe de ser um produto amigo da dieta. Cada 100 gramas de Torrão de Cheesecake têm 476 calorias, com um total de 24 gramas de gordura e 56 de hidratos. Contêm ainda 0,3 gramas de fibras, 8,1 de proteína e 0,2 de sal.

A marca aproveitou a entrada desta nova versão no mercado português, para melhorar a receita de um dos chocolates mais vendidos: o Torrão de Chocolate e Amendoim.

“É um sucesso todos os anos nesta altura do Natal em Espanha, mas em Portugal acabamos por vendê-lo o ano inteiro dada a procura. Agora refizemos a receita e incluímos pedaços de caramelo no interior, o que potencia o contraste com o toque salgado e crocante dos amendoins”, explica a mesma fonte.

A marca promete continuar a apostar no País e nos fãs portugueses. As empanadas juntam-se aos gelados que já se tornaram presença habitual em muitos congeladores caseiros, ao preparado viral que pôs toda a gente a fazer doce de ovos, sem esquecer o detergente que praticamente todos os portugueses têm em casa — compram 1.700 embalagens por dia. Também vale a pena falar das torradas feitas com pão de croissant.

Carregue na galeria para conhecer alguns dos produtos da retalhista que “têm sido um sucesso” em Portugal.

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