Com as celebrações natalícias em alta, os doces que acompanham a época também ganham protagonismo. Fazem parte das mesas festivas dos portugueses e acompanham os convívios que se prolongam pela tarde ou noite dentro. Um dos que não pode faltar é o bolo-rainha, principalmente para quem é fã de frutos secos, mas foge das frutas cristalizadas do bolo-rei. Se é o seu caso, pode aprender a fazê-lo, de forma a servir aos seus convidados este Natal.
As melhores dicas de como confecionar um bolo-rainha perfeito vão ser dadas num workshop marcado para dia 21 de dezembro, domingo, na horta da Quinta do Pisão, em Cascais. A atividade, organizada pelo Cascais FoodLab, vai acontecer entre as 9h30 e as 12h30.
É a forma perfeita de dar início à semana do Natal, pondo, literalmente, a mão na massa. Vai aprender todas as técnicas de confeção, assim como moldar e decorar o bolo com os frutos secos, para dar um toque mais elegante à sua obra culinária, de forma a poder depois replicar a receita a tempo da Consoada.
Este, no entanto, não será um bolo-rainha habitual, pois é feito a partir de massa mãe de farinha de trigo Barbela biológico, produzido em Cascais, pelo projeto Peter Pão, uma padaria de fabrico próprio, com métodos tradicionais.
No fim desta experiência, poderá levar o bolo-rainha criado para casa. A atividade tem um valor de 22€ e está aberta a todos. Os miúdos, a partir dos oito anos, são bem-vindos. Pode inscrever-se através do email atividadesnatureza@nullcascaisambiente.pt.
Já que está por lá, aproveite para passear pela Quinta do Pisão, visitar todos os recantos deste espaço que faz parte do Parque Natural Sintra-Cascais, assim como conhecer os projetos sustentáveis que este desenvolve.