Após terem ajudado a melhorar a saúde dos portugueses, Júlio Pedro Carvalho (50 anos) e Nick Coutts (53) decidiram apostar noutro tipo de negócio. Os empreendedores, que trouxeram os ginásios Holmes Place e Fitness Hut para Portugal, acabam de criar uma rede de restaurantes temáticos. O mais recente abriu no passado mês de outubro, em frente à Praia da Poça, no Estoril. Chama-se Miami Mami.
“Após o sucesso do nosso primeiro projeto, o Wasabi Papi, em Carcavelos, encontrámos um espaço perfeito no Estoril para o novo conceito que queríamos criar”, contou Júlio Pedro Carvalho. “O Miami Mami é uma ideia arrojada que oferece aos clientes um all day brunch com vista de mar.”
Afinal, o que levou os fundadores de duas das cadeias de ginásios mais conhecidas em Portugal a abrir um espaço onde há pratos ideais para “o dia da asneira”? A resposta desfaz a eventual contradição. “Decidimos apostar nestes restaurantes porque acreditamos que a vida é feita de equilíbrios. É preciso haver balanço entre saúde e bem-estar, convívio e divertimento. E o nosso menu também inclui pratos deliciosos e fit, como as saladas, os ovos, as tostas e as opções vegan.”
O novo espaço de brunch é gerido por Edgar Gaiola, de 37 anos, a terceira peça numa máquina pensada para enviar os clientes até ao ambiente quente da Flórida (nos Estados Unidos). Com inspiração feminista. “O nome Miami Mami é uma homenagem a Julia DeForest Tuttle, nascida em 1849. A empresária americana era dona das propriedades que deram origem à cidade. Por isso, ficou conhecida como ‘Mãe de Miami’. É a única mulher que fundou uma localidade que acabou por se tornar numa das grandes metrópoles dos EUA.”
O brunch, ao estilo americano, é servido durante um horário alargado e no menu encontram-se pratos de fusão, com influência das cozinhas sul-americanas e alguns elementos surpreendentes. Tudo num ambiente acolhedor, idealizado a pensar na felicidade e liberdade dos clientes. “A Mami deixa-o beber um Mystery Stacked Bloody Mary às nove da manhã e comer uma cubanita (pão ciabatta com manteiga e mostarda, pulled pork e queijo, 9,90€) sempre que lhe apetecer.”
A carta foi desenhada e aperfeiçoada pelo chef Rúben Russo, de 32 anos. “Trouxe um vasto conhecimento das especialidades servidas nos american diners. Apresenta um leque de pratos exclusivos e não convencionais, acrescentando algumas técnicas culinárias experimentais. O bestseller fish & chips à la bacalhau (posta de bacalhau panada, batata frita, molho tártaro e ervilhas britânicas, 13,90€), um twist do prato nacional inglês, é apenas um dos exemplos.”
A intenção de apresentarem propostas originais cumpre-se, embora algumas pareçam absolutamente delirantes. É o caso do taco cake, que Júlio descreve com entusiasmo. “É uma delícia de três panquecas apresentadas em formato de tacos que levam chouriço, maple syrup, pêssego caramelizado e crème fraîche (8,90€).”
Nos hambúrgueres, destaca-se o Palm Tree (com pão brioche, carne de vitela com tâmaras e linguiça, rúcula, tomate, queijo cheddar, pickles de pepino, bacon, molho barbecue e batatas fritas, 13,90€) e o esmagador Immoral Miami (pão brioche, quatro hambúrgueres de vitela, cebola caramelizada, coleslaw, queijo cheddar, aros de cebola, pickles de pepino, bacon, ovo estrelado, molho barbecue e batatas fritas, 18,90€).
O novo projeto chega ao competitivo setor da restauração, com ambição declarada. “Queremos desafiar o status quo desta indústria, oferecendo um serviço inovador e memorável. Temos um ambiente distintivo, cheio de cor e boas vibes, com integração tecnológica para aprimorar a experiência gastronómica: menus digitais, pedidos online e quiosques rápidos que facilitam os pedidos.”
Após a refeição no Miami Mami, os clientes podem caminhar até à beira-mar, ali tão perto. Ou, então, planear a próxima ida ao ginásio.
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