comida

Este sábado há um workshop em Cascais para aprender diferentes receitas com maçã

A iniciativa decorre no Cascais Food Lab no dia 3 de fevereiro, entre as 10 e as 13 horas. Custa 30€.
A maçã como protagonista de várias receitas. Foto: Cascais Food Lab

É um dos frutos mais consumidos pelos portugueses, já que tem a vantagem de estar disponível ao longo de todo o ano e uma capacidade de conservação maior que os outros. À maçã são também atribuídos inúmeros benefícios como a diminuição do colesterol, prevenção de doenças cardiovasculares, combate à prisão de ventre, aumento da sensação de saciedade, entre outros.

Pode ser consumida de diversas formas, desde crua, assada, cozida, em puré, utilizada em doces ou para acompanhar pratos principais. A versatilidade da maçã faz com que seja um ingrediente que não pode faltar nas casas portuguesas. Existe até uma expressão inglesa sobre a riqueza desta fruta, que diz “an apple a day, keeps the doctor away” (ou seja, uma maçã por dia, mantém o médico longe). 

Pois bem, é ela a protagonista de mais um workshop no Cascais Food Lab, que vai acontecer este sábado, 3 de fevereiro. A pasteleira ucraniana Julia Seraya será a responsável pela formação “Sabores com maçã”, onde vai poder aprender técnicas, curiosidades e receitas com diferentes aplicações de maçã em versões doces, salgadas, mas também em bebidas, por exemplo.

Nesta sessão serão partilhadas diversas formas de utilização deste ingrediente num brunch. E, acredite, há realmente muito mais ideias de como utilizar a maçã em receitas do que aquelas que já conhece, incluindo diferentes tipos de apresentação das mesmas. Nunca é demais aprender novas técnicas, para surpreender a família ou os amigos quando forem almoçar ou lanchar lá a casa. 

Julia Seraya iniciou o seu percurso como empreendedora a fazer bolos e sobremesas, criando a sua própria marca, “Serayapechet”. Enquanto fazia encomendas, Julia aprendeu e aperfeiçoou técnicas de confeção e também a arte de decoração. 

A sua formação em Engenharia combinada com a paixão de criar, levou-a a ganhar a competição chef de All-Ucraniano. O facto de trabalhar num hotel de cinco estrelas ensinou-a a ir ao encontro das exigências dos clientes, mesmo usando técnicas modernas, como a gastronomia molecular. 

O wokshop terá lugar no espaço do Cascais Food Lab, dentro do Mercado da Vila, em Cascais, das 10 às 13 horas. O preço é de 30€, incluindo as receitas, a degustação final e ainda um certificado de participação. Para mais informações e inscrições deve enviar email para info@nullcascaisfoodlab.pt. 

Se gosta de cozinhar, carregue na galeria para conhecer receitas deliciosas para começar o ano em forma.

MAIS HISTÓRIAS DE CASCAIS

AGENDA