Uma mistura entre pequeno-almoço e almoço para manhãs onde as horas se fundem, sem pressas. O conceito de brunch, mais do que uma refeição que une opções de pastelaria com pratos compostos, é um estado de espírito, que o faz querer aproveitar o momento. O apetite funde-se com a vontade de ter companhia à mesa para, entre uma garfada e outra, pôr a conversa em dia. Apesar de existirem vários espaços com opções de brunch disponíveis no concelho de Cascais, por vezes, não há nada melhor que tê-lo dentro de casa.
Mas, afinal o que é preciso para um brunch perfeito? Que sabores não podem faltar? É isso que vai aprender no workshop, promovido pelo Cascais FoodLab, este sábado, 27 de abril. Se o brunch é a sua refeição favorita, nada como aprender a estruturá-la do início ao fim, como fazem os profissionais de cozinha.
Mesmo que já conheça (e faça em casa) algumas das receitas propostas, talvez não saiba ainda as técnicas ideais para torná-las perfeitas. “Apesar do conceito de brunch ser muito vasto e até abstrato a nível alimentar, iremos explorar algumas das combinações mais comuns, mas aprofundando a sua complexidade”, refere o Cascais FoodLab.
Assim, a formação vai basear-se em algumas opções clássicas, explorando diferentes alternativas que se podem criar a partir das mesmas. Os participantes vão aprender competências técnicas e teóricas que os ajudem, então, a conseguir preparar um brunch estruturado, complexo e interessante a nível de sabores e texturas.
Entre as propostas que poderá aprender estão: granola (caseira com iogurte grego e fruta laminada), ovos Benedict (pão de massa mãe, ovos e molho hollandaise), shrimp rolls (camarão, brioche, mayo de gochujang), tártaro de atum (atum fresco, guacamole, manga, molho asiático), pain perdu (rabanadas francesas, caramelo salgado e gelado de baunilha), bolo à fatia (um bolo de banana, com crumble e creme de fava tonka), smoothie (opções de fruta, aveia, manteiga de amendoim, sementes) e fruta laminada (escolhida no Mercado da Vila).
A aula será ministrada por Tiago Neto, atual chef residente do Cascais Food Lab. Licenciou-se em Produção Alimentar na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, onde também concluiu a pós-graduação em Inovação em Artes e Ciências Culinárias. Mais tarde, passou pelo Hotel Ritz Four Seasons onde começou a conhecer a arte da pastelaria. Uma paixão que se confirmou enquanto trabalhava no restaurante Fortaleza do Guincho (com uma estrela Michelin), aos comandos do chef Filipe Manhita.
Mais tarde, regressou ao Hotel Ritz Four Seasons, desta vez no restaurante Cura (com estrela Michelin), onde contribuiu para o desenvolvimento das sobremesas. Passou também pela pastelaria central do hotel, onde se tornou responsável pelo desenvolvimento da viennoiserie e colaborou para o icónico brunch. É essa experiência que passa agora a outras pessoas.
O workshop vai realizar-se no espaço do FoodLab no Mercado da Vila, em Cascais, entre as 10 e as 14 horas. O valor é de 40€ por pessoa, valor que inclui o brunch, um dossier com receitas e um certificado de participação. Para mais informações e inscrições deverá enviar email para info@nullcascaisfoodlab.pt.