comida

Este workshop em Cascais vai ensiná-lo a fazer ovos de chocolate para a Páscoa

O evento é promovido pelo Cascais FoodLab. Realiza-se no dia 16 de março, com o chef pasteleiro Guilherme Santana.
Imagem: Guilherme Santana

Falta pouco mais de um mês para a Páscoa que, este ano, se celebra a 31 de março. No entanto, se gosta de oferecer doces feitos por si nesta data, o melhor é começar a treinar semanas antes. Esqueça as receitas da Internet e os vídeos no YouTube — o ideal é aprender com quem sabe, ao vivo e a cores (e com o bónus de poder degustar tudo no final). 

O Cascais FoodLab, situado no Mercado da Vila, vai promover um workshop de chocolates de Páscoa, com a experiência do chef Guilherme Santana. É ele que vai ensinar e orientar os participantes, de forma a poderem pôr literalmente as mãos na massa e confeccionar os seus próprios ovos e peças de chocolate. 

A oficina gastronómica começará com uma breve introdução sobre este ingrediente, para que os participantes possam conhecer as suas origens e compreender a sua natureza e utilização. Após uma degustação e análise dos principais materiais que serão utilizados, o chef vai ensinar o processo de derretimento do chocolate e de pré cristalização, através da técnica de tablagem e indução.

O passo seguinte será o arrefecimento e modelagem do chocolate. No final, o grupo vai poder degustar o resultado. Com as técnicas certas, cada pessoa poderá, em casa, repetir o processo para criar as suas receitas de chocolates de Páscoa e oferecê-las de presente a quem mais gosta. 

O workshop está marcado para dia 16 de março, sábado, das 9 às 13 horas. Tem o valor de 70€ por pessoa, que inclui a aula de quatro horas, os produtos confecionados, um dossier com informação e certificado de participação. Se ficou com vontade de participar, deverá inscrever-se através do email info@nullcascaisfoodlab.pt.

O chef Guilherme Santana, natural do Rio de Janeiro, Brasil, é um pasteleiro que se assume apaixonado por chocolate. Em 2014, criou o seu próprio projeto, a GS Patisserie, com sobremesas onde se destacam o bolo de chocolate Nero Nocci, e o original arroz doce com caramelo salgado. Na cidade natal, trabalhou com chefs de renome como Claude Troisgros e Felipe Bronze.

Mudou-se para Europa em 2018, para continuar a sua formação na área da gastronomia. Passou por escolas como a Chocolate Academy de Barcelona e a Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, com especialização em Inovação em Artes Culinárias. Hoje, integra a equipa de Pastelaria do Hotel Tivoli da Avenida da Liberdade.

No Mercado da Vila vai encontrar também a loja da Diogo Vaz, marca de chocolates premium de São Tomé e Príncipe. Leia o artigo sobre a história e chegada da marca a Cascais, e carregue na galeria em baixo para conhecer alguns produtos e a roça onde tudo começou.

ver galeria

MAIS HISTÓRIAS DE CASCAIS

AGENDA