Se acha que pão é só pão, talvez nunca tenha passado por uma loja da Gleba. A marca, criada em 2016, aposta em dezenas de tipos de pão diferentes, dos mais tradicionais às edições especiais e limitadas, com diferentes sabores, texturas e formatos. Depois de abrir alguns espaços em Lisboa, cresceu para os concelhos vizinhos e chegou a Cascais em 2022.
Em junho do ano passado, aumentou a presença na vila, desta vez com um quiosque no CascaiShopping. O sucesso do espaço ditou que, menos de um ano depois, a Gleba mudasse de casa, abrindo uma nova loja no centro comercial, localizada no piso zero, com 39 metros quadrados.
“A abertura da loja no CascaiShopping é mais um marco no crescimento da marca e na construção de uma ligação próxima com os visitantes do centro”, refere a Gleba. “Este espaço reflete o compromisso da marca em oferecer padaria artesanal sustentável e saudável aos visitantes, que continuam a encontrar uma grande variedade de produtos e os favoritos de sempre”, acrescenta.
Nesta loja, até o pão tem atitude. Produzido de forma artesanal, com fermentação lenta (que realça o sabor e textura), é feito com cereais moídos em mós de pedra, 100 por cento naturais. A oferta do espaço inclui ainda opções para comer no momento como cookies de trigo do alentejo e chocolate belga (1,45€). Brioche buns, bauletto clássico (9,95€) ou o especial de três chocolates (12,95€), pão de queijo (1,25€ a unidade) ou o canelé (2,45€), o primeiro produto Gleba de pastelaria fina, aromatizado com baunilha e rum e com ligeiros toques cítricos.
Além dos produtos de padaria e pastelaria, encontra artigos da marca própria da Gleba, como farinhas, cremes de frutos secos, tostas e granolas. A nova loja apresenta ainda uma gama de artigos que são fruto de parcerias com diferentes marcas, entre azeites, queijos, charcutaria, fumados, pestos, húmus e vinhos.
“Queremos estar cada vez mais próximos dos nossos clientes e amigos, além de que o nosso objetivo passa também por aumentar a conveniência e comodidade de todos. Nesse âmbito, as lojas de shopping respondem a essa vontade e necessidade de dar resposta à procura de pão de qualidade e de fermentação natural, feito com cereais locais moídos em mós de pedra”, contou a marca à NiC, aquando da chegada ao shopping.
Se gosta de pães que lembram “os que comia em casa dos avós”, não deixe de experimentar aquele que é o mais vendido da marca, feito à base de trigo de Barbela (4,95€), leve e super saboroso. Com o objetivo de evitar o desperdício, os pães de trigo de Barbela e trigo do Alentejo que não são vendidos, transformam-se em tostas simples (2,45€) ou tostas de azeite e alecrim (2,95€), excelentes opções para colocar na mesa e servir como entrada, acompanhadas por queijo ou húmus, por exemplo.
Para quem gosta de focaccias, experimente a de tomate e manjericão (3,50€), uma novidade que, garante a marca, os clientes têm elogiado, caracterizando-se por ser húmida por dentro e crocante por fora. Há também a azeite e alecrim (3,15€) ou a de maça, caramelo e canela (4,95€), perfeita para servir como entrada ou como base para sandes e receitas de brunch.
A história da Gleba
A marca abriu o primeiro espaço em Alcântara, Lisboa, em 2016, pelas mãos (literalmente, já que era o próprio a pôr a mão na massa) de Diogo Amorim, na época com 21 anos, e tornou-se um caso de sucesso. Não demorou a chegar a outros bairros da capital (Alvalade, Avenidas Novas, Campo de Ourique, Príncipe Real e Telheiras), até se aventurar nos concelhos vizinhos.
Chegou a Cascais, em 2022, numa loja de rua, em parceria com a cafetaria Milkees. Em maio de 2024 decidiu apostar também no CascaiShoping (à semelhança do espaço que tem nas Amoreiras, no Alegro de Alfragide e no Oeiras Parque). Com uma morada também no Estoril, a marca tem atualmente três lojas no concelho de Cascais e mais de duas dezenas de espaços na zona da Grande Lisboa.
A Gleba assenta o negócio em três pilares fundamentais. Um deles é o facto de utilizar cereais 100 por cento nacionais, de várias zonas do País, acreditando que “pão português tem que ser feito unicamente com cereais portugueses”.
O responsável fez questão de procurar pequenos agricultores que ainda cultivassem cereais tradicionais, com práticas sustentáveis. Num mercado que é super exigente com a qualidade do pão, a marca garante manter as propriedades naturais dos mesmos e, assim, fazer a diferença.
Outra das características que fazem parte do seu ADN é a moagem própria em mós de pedra (um sistema ancestral ajustado aos tempos atuais), garantindo que “moer a nossa própria farinha permite-nos usá-la no expoente máximo da sua qualidade”, de forma a produzir um pão nutritivo e saboroso.
Por último, a Gleba faz questão de apostar em fermentação natural. Um processo lento, que dura cerca de 24 horas, garantindo que o pão se torna, assim, muito mais leve e de fácil digestão, já que a fermentação longa aumenta o valor nutricional, melhora o sabor, assim como a sua conservação.
Carregue na galeria para ver algumas imagens da nova loja da Gleba.