comida

Já pode provar o novo menu de inverno do Corleone. Este mês as protagonistas são as trufas

O restaurante da Baía de Cascais, inaugurado há seis meses, tem novidades inspiradas nos clássicos sabores italianos.
O ossobuco é um dos destaques.

É seguro dizer que ainda não conseguimos ultrapassar a experiência gastronómica que vivemos em maio deste ano, quando visitámos o restaurante Corleone, em Cascais. O espaço tinha acabado de abrir e prometia ser um dos spots do verão. Além da oferta gastronómica, a localização privilegiada na Baía, com uma vista desafogada para o mar, e a decoração pensada a rigor, conquistou os cascalenses e todos os visitantes que por lá passaram nos últimos meses.

O ambiente acolhedor e os sabores tipicamente italianos rapidamente colocaram o Corleone no mapa de restaurantes obrigatórios. Seis meses depois, e com a chegada dos dias mais frios, o espaço prepara-se para receber novos pratos, com alguns clássicos e sabores da época. “Conforto, sabor e trufas definem as novidades da carta de inverno”, apresenta o espaço. 

Com uma seleção de ingredientes que combina produtos italianos e portugueses, o restaurante tem uma nova protagonista: a trufa branca, que fará pare de um menu especial e temporário, no final de novembro. Será servido entre os dias 26 e 30 deste mês, composto por três pratos: tagliolini al burro e tartufo bianco; ravioli di vitello al burro e tartufo bianco; e polenta con fonduta di Parmigiano e tartufo bianco. 

Se ainda não conhece o Corleone, esta é a altura perfeita para reservar uma mesa e descobrir alguns clássicos de sucesso da gastronomia italiana, para além das pizzas que aqui não são servidas. Das entradas às sobremesas, há novidades para todos os gostos e nem as bebidas foram esquecidas.

O novo menu 

Com o novo menu de inverno do Corleone, os almoços e jantares vão começar ao sabor da polenta con fonduta di Parmigiano e uovo di Quaglia, a mais recente proposta de antipasti. “Não poderia estar mais alinhada com a estação fria, já que é um prato típico do inverno italiano, que viajou do Valle D’Aosta para o mundo”, refere o espaço. O prato resulta da combinação entre polenta, queijo e ovo de codorniz.

Manda a tradição que, uma refeição tipicamente italiana, seja composta por dois pratos principais: o primeiro ou “primo”, que é, habitualmente uma pasta ou um risotto, e o segundo ou “secondi”, à base de carne, peixe ou ovos. Assim, após as entradas, pode pedir o ravioli de vitello, um clássico que esconde no seu interior um “suculento” ragu de vitela e que é um “segredo que todos gostamos de desvendar à mesa”, sublinha o Corleone.

A experiência italiana continua um ossobucco de vitello alla milanese, acompanhado por um risotto de açafrão. Depois de ser cozido ao longo de seis horas, respeitando a tradição, o ossobucco é servido com o tutano dentro do osso, oferecendo uma “maior profundidade de sabor”. O restaurante descreve este prato como uma “irresistível escolha de inverno”.

Terminados os pratos principais, é tempo de um dos momentos favoritos de todos os foodies: a sobremesa. Na categoria dos doces, a novidade chega diretamente da Sicília, na forma de canolli siciliani, doces famosos por combinarem a crocância da massa exterior com a cremosidade de um recheio composto por ricota, pepitas de chocolate negro e pistachos torrados.

A fechar a lista de novidades, chegam as bebidas. A carta de bar dá as boas-vindas ao cocktail “Il Mago”, assinado por Manuel Frazão, chefe de bares do Grupo São Bento. Há também uma vasta seleção de vinhos, cujos rótulos têm origem em várias regiões, do norte ao sul de Itália, contemplando pequenos e grandes produtores, escolhidos por Eduardo Ferreira, sommelier responsável por assinar todas as cartas do grupo.

As novidades do Corleone Ristorante Al Mare não se ficam pelo menu: a equipa também foi renovada. Depois de vários meses de formação com o chef Rodolfo de Santis, a chef Gabrielle Marconi passa a assumir a liderança da cozinha, e o restaurante despede-se das consultorias do chef Rodolfo e do seu chef Executivo, Vitor Vieira. Segundo os responsáveis pelo restaurante, a “continuidade” do projeto está garantida.

Carregue na galeria e veja algumas imagens do restaurante.

ver galeria

FICHA TÉCNICA

  • MORADA
    R. Fernandes Thomás 1
    2750-474 Cascais
  • HORÁRIO
  • Todos os dias das 12h às 15h e das 19h às 0h
PREÇO MÉDIO
Entre 30€ e 50€
TIPO DE COMIDA
Italiana

MAIS HISTÓRIAS DE CASCAIS

AGENDA