Há certo tipo de gostos que se formam desde cedo e se transformam em verdadeiras paixões. A cozinha é uma delas. Quando há talento, não há idade que impeça a criatividade gastronómica. É isso que se procura premiar no Cascais Júnior Chef, uma competição culinária destinada aos jovens (residentes ou estudantes) do concelho, entre os 12 (completados até 31 de dezembro de 2024) e os 15 anos.
A terceira edição arranca nesta segunda-feira, 25 de março, data em que é aberta a fase de candidaturas online. A iniciativa é promovida pela Jovem Cascais e pelo Cascais Food Lab, projeto da Câmara Municipal de Cascais, em parceria com a Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril.
O concurso caracteriza-se como uma forma de homenagear a cozinha portuguesa e “as personalidades que têm contribuído para a promoção do nosso receituário no País e no estrangeiro”, refere a organização. Desta forma, em 2022, foi instituído o Prémio Maria de Lourdes Modesto, que ficou associado à iniciativa.
Entre os principais objetivos estão divulgar a importância da gastronomia e do património para o desenvolvimento humano e permitir a sua envolvência no quotidiano dos jovens, impulsionar a sua participação nas atividades da comunidade local e incentivar a promoção e o reconhecimento de percursos, em diversas áreas, como possibilidade na construção dos seus projetos de vida. Para participar, cada candidato deverá preencher um formulário online, disponível no site Cascais Jovem e enviar um vídeo a confecionar uma receita, com o máximo de dez minutos de duração.
O envio do vídeo poderá ser feito a partir desta segunda-feira, 25 de março, até dia 21 de abril. Após verificação das candidaturas, serão selecionados dez participantes (que vão ser contactados por email até dia 26 de abril para a fase de pré-seleção). Estes candidatos terão acesso a uma pequena formação, a 4 de maio, com a presença de chefs de renome que vão partilhar as suas dicas culinárias. Os dez participantes terão direito, no final, a um prémio de participação e a uma masterclass lecionada por reconhecidos chefs.
No dia 10 de maio, será realizada a primeira prova, com os dez candidatos selecionados, onde terão de cozinhar uma receita com base em indicações dadas pelo júri, que irá depois avaliá-los. Esta etapa vai realizar-se no Mercado da Vila, em Cascais. Dali, serão selecionados sete participantes para a semifinal, marcada para dia 16 de maio, no mesmo local.
Nesse dia, vão ser apurados apenas cinco participantes para a final, que está marcada para o dia 31 de maio, no Mercado da Vila. É nessa data que se vão conhecer os três primeiros lugares.
Quanto aos prémios, o vencedor do primeiro lugar vai receber um estágio remunerado no Cascais Food Lab, com duração de um mês, o livro “Cozinha Tradicional Portuguesa” de Maria de Lourdes Modesto e o livro “Receitas de Reis e Pescadores”. O segundo classificado ganha um módulo de cozinha ou pastelaria no Cascais Food Lab e o livro “Receitas de Reis e Pescadores”. Já o terceiro lugar terá direito a uma masterclass, também no Cascais Food Lab, e ao livro “Receitas de Reis e Pescadores”.
O júri é composto por cinco membros: um chef da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, um representante da Makro, a chef Cátia Goarmon (Tia Cátia), uma vencedora de uma das edições anteriores do Cascais Júnior Chef e um técnico municipal. Para mais informações pode enviar email para jovemcascais@nullcm-cascais.pt.