comida

Julia Seraya, a ucraniana que fugiu da guerra e recomeçou a vida como chef em Cascais

É no Cascais FoodLab, no Mercado da Vila, que a jovem partilha toda a experiência na área de confeitaria.
Tem 34 anos.

No início de 2022, Julia Seraya tinha uma vida comum. Formada em Engenharia, a jovem, com 32 anos na altura, trabalhava na área de pastelaria de um hotel e vivia com o companheiro e os dois filhos em Odessa, a sua cidade natal. No entanto, a 24 de fevereiro tudo mudou. As tropas russas invadiram a Ucrânia e começou a guerra entre os dois países.

O medo e a insegurança levaram milhões de ucranianos a fugir do conflito, sensibilizando a comunidade internacional que se prontificou a acolher os refugiados. Julia e os filhos decidiram sair da Ucrânia. O primeiro objetivo era integrar um programa de refugiados canadiano, país para o qual já tinha pensado emigrar. No entanto, a distância demoveu-a.

Acabou por tomar conhecimento de um avião, organizado pela Câmara Municipal de Cascais, que traria refugiados para Portugal. A ideia de não sair da Europa agradou-a, assim como a de viver num país mais quente. Julia garante que o município lhe prestou todo o apoio e proteção necessária desde a fronteira ucraniana até chegar a Portugal. 

“A ajuda chegou pelo presidente da Cascais Ambiente, Luís Capão. Quando vim para Portugal, não sabia o que vinha fazer. Mas Cascais recebeu-me muito bem. No início, estive a trabalhar, remotamente, na área de recrutamento de recursos humanos e de IT, mas depois ofereceram-me a possibilidade de integrar o Cascais FoodLab no Mercado da Vila”, conta à New in Cascais.  

Hoje, com 34 anos, Julia é uma das chefs fixas do espaço, onde dá workshops e promove showcookings, para ensinar novas receitas, principalmente na área da confeitaria. Desde miúda, que tinha gosto por fazer doces, mas, por insistência dos pais que achavam não ser um trabalho sério, acabou por tirar o curso de Engenharia, à semelhança deles mesmos.

No entanto, o talento falou mais alto e acabou por dedicar-se realmente àquilo que a apaixonava. Tornou-se empreendedora a fazer bolos e sobremesas em casa, até criar a sua própria marca, a Serayapechet. Foi através das encomendas que recebia, que Julia aperfeiçoou técnicas de confeção, mas também a arte da decoração. 

A formação em Engenharia, combinada com uma criatividade pulsante, levou-a à vitória na Competição Chef de All-Ucraniano. O facto de ter também trabalhado num hotel de cinco estrelas, ensinou Julia a ir ao encontro das exigências dos clientes, mesmo usando técnicas modernas, como a gastronomia molecular. “A engenharia deu-me a parte da química, as técnicas, todo o mindset como engenheira ajuda-me muito a desenvolver técnicas de pastelaria”, conta. 

Entre os eventos do Cascais FoodLab, sejam eles workshops pagos ou showcookings gratuitos, Julia ensina promove diversas experiências gastronómicas. Em maio, por exemplo, ensinou a fazer sobremesas do leste europeu. No próximo dia 13 de julho, é a vez de um workshop de tábuas e petiscos parta adultos e a 17 de julho, um workshop de comida italiana para mini chefs.

Entre as receitas partilhadas estão doces ucranianos (como o bolo de mel ou o bolo de Kyiv), portugueses (como o pastel de nata, a torta de laranja ou as Areias de Cascais) e franceses. O doce português que considera mais difícil de fazer, curiosamente, são as Nozes de Cascais. A chef realiza também jantares temáticos e já participou em em vários eventos realizados no concelho de Cascais, como o Estoril Open, o Cool Jazz ou o Chefs on Fire. Está também envolvida em workshops de culinária para miúdos e em projetos como “Chef vai à escola”, que, como o nome indica, consiste em ir cozinhar para os mais pequenos. 

A simpatia e proatividade da profissional ajudaram-na a adaptar-se a esta nova realidade, apesar de confessar que não é fácil recomeçar a vida num novo país, com outra cultura e outra língua. Julia fala bem inglês e também já consegue dizer algumas expressões em português, apesar de pretender continuar a melhorar. As saudades do seu país, de amigos e família que continuam a viver lá, é a parte menos boa. 

Ainda assim, Julia está feliz por viver em segurança e a fazer o que gosta. “Agradeço muito a Portugal e a Cascais por esta oportunidade”, sublinha. Atualmente, vive em Oeiras com o companheiro e os filhos e é em casa que faz os doces que recebe por encomenda. Para saber mais, pode segui-la no Instagram. 

Carregue na galeria para conhecer alguns eventos e doces realizados por Julia Seraya. 

ver galeria

MAIS HISTÓRIAS DE CASCAIS

AGENDA