comida

Novidade para a Páscoa: chegou o pão de ló que se bebe

O licor com sabor ao doce da época foi criado nas Caldas da Rainha e só está disponível até ao final de abril.
A inspiração.

Ovos, açúcar, farinha de trigo e fermento. A receita de pão de ló de Ovar é simples, mas trabalhosa. Segundo a lenda, foi criada num convento nos arredores de Ovar, por uma freira, por volta de 1781, para dar conta dos ovos em excesso da instituição. Mais tarde, acabou por partilhar o segredo da preparação com um familiar que vivia no centro histórico.

A receita acabou por se tornar um sucesso e começou a ser comercializada para fora da localidade. Naquela altura, o bolo era feito com materiais mais arcaicos, em alguidares de barro vermelho. O processo também era mais demorado: a massa tinha de ser batida à mão durante duas horas e era depois cozida em caçarolas forradas com um tecido rústico de linho branco.

Processos e lendas à parte, o que é certo é que esta é uma das sobremesas mais populares nas festas portuguesas e nunca pode faltar nem no Natal, nem na Páscoa. Por isso, a Chocolicor — uma empresa das Caldas da Rainha com experiência na produção de licores tipicamente portugueses — decidiu ir mais longe e transformar o bolo num licor de textura cremosa, que cheira e sabe a pão de ló. A edição limitada estará disponível apenas até ao final de abril.

A marca sugere que sirva o licor fresco, num copo alto e, posteriormente, adicione gelo e gelado de nata ou baunilha. A bebida, com um teor alcoólico de 15 por cento, está à venda em garrafas de 500 mililitros (20€) na página oficial da empresa, que no verão já tinha lançado um licor com sabor a bola de Berlim.

 

 
 
 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação partilhada por Chocolicor – Licores Caldas D’ Óbidos (@chocolicor)

MAIS HISTÓRIAS DE CASCAIS

AGENDA