Foi em 2001, três anos depois de abrir, que o restaurante Fortaleza do Guincho ganhou a primeira estrela Michelin, que mantém até hoje, mesmo com as mudanças de chefs ao longo dos anos. Em 2018 é Gil Fernandes que assume a liderança da cozinha, após três anos como sous-chef de Miguel Rocha Vieira. Para criar o menu de Natal deste ano, o chef e a sua equipa mergulharam numa pesquisa de dois meses, com o objetivo de “segurar as referências e passar para outro patamar”.
A ideia era elevar os sabores tradicionais ao nível Michelin e, para isso, a equipa revisitou as tradições natalícias de várias regiões do País. O resultado é um menu diverso, recheado de referências e metáforas, com 11 momentos que compõem uma experiência gastronómica para recordar.
O restaurante garante que este elenco de pratos “é confecionado com ingredientes frescos e cuidadosamente selecionados”, na sua maioria vindos de pequenos produtores biológicos, “como o sempre obrigatório peru”, refere. Para começar, é servido um cocktail de boas-vindas, acompanhado por um set de snacks surpresa, que remetem “quer para as memórias do chef, quer para a paisagem natural envolvente”, junto ao mar.
Segue-se uma proposta que promete conforto, não deixando de ser inusitada: canja de polvo do Algarve. O polvo, tão típico na ceia de Natal em algumas regiões do norte do País, dá lugar a uma canja, “que aqui é uma metáfora de um prato deliciosamente delicado, elevado a peça de filigrana”, aponta o restaurante.
É, depois, servida a dourada selvagem ao vapor, acompanhada por samos de bacalhau e grão-de-bico, procurando recuperar as memórias das consoadas em casa dos avós, numa reinterpretação do habitual bacalhau com grão, couve-flor e bróculos. A degustação continua com um dos protagonistas da ceia de Natal em muitas casas: o peru, apresentado numa versão sofisticada. É biológico e vem da Quinta da Coitena, acompanhado por castanhas assadas e chalotas caramelizadas.
O menu prossegue com o borrego merino do Alentejo, da Herdade de São Luís, “um exemplo de agricultura regenerativa na Europa”, refere o restaurante. É servido com cuscos transmontanos e cogumelos selvagens, num empratamento singular, que remete os clientes para as questões da sustentabilidade, muito presentes na sua cozinha.
Para adoçar o momento final, chegam os sonhos, que ganham uma nova dimensão, com recheio de creme de baunilha, ao lado de uma pêra confitada em Vinho da Madeira, acompanhados por gelado de especiarias e um irresistível molho de chocolate.
O menu de Natal da Fortaleza do Guincho pretende, assim, percorrer Portugal de norte a sul. Estará disponível apenas entre os dias 20 a 24 de dezembro, ao jantar, e dia 25 ao almoço. O valor é de 165€ por pessoa. Se quiser juntar a harmonização de vinhos, passa a 245€ por pessoa.
Se gostava de viver esta experiência gastronómica, e saborear uma ceia de Natal diferente, o ideal é reservar o lugar com antecedência. Pode fazê-lo por telefone (214 870 491) ou para o email reservations@nullguinchotel.pt.
De seguida, carregue na galeria para conhecer os pratos do menu de Natal da Fortaleza do Guincho.