comida

O seu filho tem talento para cozinhar? Ainda o pode inscrever no Cascais Júnior Chef

Os concorrentes devem enviar um vídeo (com a duração máxima de 10 minutos) a confecionar uma receita.
A prova do ano passado.

O talento natural para determinada área pode, por vezes, transformar-se numa carreira de sucesso. A vocação inata para cozinhar é um desses exemplos: há miúdos que começam a meter as mãos na massa muito antes de aprenderem a ler uma receita. Se é caso do seu filho, ainda pode inscrevê-lo no Cascais Júnior Chef, uma competição culinária a destinada aos jovens entre os 12 aos 15 anos, residentes ou estudantes no concelho.

Os interessados em participar na quarta edição do concurso promovido Cascais Jovem e pelo Cascais Food Lab, em parceria com a Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, devem inscrever-se até 31 de maio. As provas decorrem entre 27 de junho e 11 de julho, no Mercado da Vila, em Cascais.

O concurso pretende homenagear a cozinha portuguesa e “as personalidades que têm contribuído para a promoção do nosso receituário, no País e no estrangeiro”, refere a organização. Nesse sentido, em 2022, foi instituído o Prémio Maria de Lourdes Modesto, que ficou associado à iniciativa.

Para participar, cada candidato deverá preencher um formulário online, enviar um vídeo (até 31 de maio) a confecionar uma receita, com o máximo de dez minutos de duração.  Após verificação das candidaturas, serão selecionados dez participantes (que vão ser contactados por email até 16 de junho para a fase de pré-seleção).

A 27 de junho estes dez jovens deverão realizar uma receita que será avaliada pelo júri. No dia seguinte, os pré-selecionados terão um momento de formação exclusivo. Esta etapa vai realizar-se no Mercado da Vila, em Cascais.

Deste momento, serão selecionados sete participantes para a semifinal, marcada para 3 de julho, no mesmo local. Nesse dia, vão ser apurados apenas cinco participantes para a final, que está marcada para o 11 de julho, no Mercado da Vila. É nessa data que se vão conhecer os três primeiros lugares. 

Quanto aos prémios, o vencedor do primeiro lugar vai receber um estágio remunerado no Cascais Food Lab, com duração de um mês, um livro Maria de Lourdes Modesto e o livro “Receitas de Reis e Pescadores”. O segundo classificado ganha um módulo de cozinha ou pastelaria no Cascais Food Lab e o livro “Receitas de Reis e Pescadores”. Já o terceiro lugar terá direito a uma masterclass, também no Cascais Food Lab, e ao livro “Receitas de Reis e Pescadores”.

MAIS HISTÓRIAS DE CASCAIS

AGENDA