Existem alguns cozinheiros que fazem com que a preparação dos pratos pareça algo saído de um laboratório. Entre as balanças e outros dispositivos utilizados para assegurar que os alimentos estão a ser confecionados da forma certa, é normal que a culinária aparente ser mais complexa do que na realidade é. E para os miúdos, é importante desmistificar essa ideia.
No próximo dia 14 de setembro, sábado, entre as 10 e as 13 horas, todos os interessados entre os sete e os 14 anos podem participar no Workshop de Iniciação à Cozinha Molecular. Nesta aula, dinamizada pelo chef Rui Mota, os mais novos vão aprender diversas técnicas de cozinha para criarem pratos incríveis.
Algumas destas incluem esferificação inversa e direta, a criação de gelatinas vegetais e a transformação de ingredientes comuns em esparguete. Durante a atividade, os participantes vão ter uma nova perspetiva de como a ciência pode ser usada de forma divertida na cozinha, desenvolvendo também habilidades motoras e aumentando os seus conhecimentos sobre nutrição.
A inscrição no programa custa 65€ por miúdo. O preço inclui a aplicação prática de técnicas em receitas, degustação, dossier e certificado de participação. Para mais informações e inscrições, deve enviar email para info@nullcascaisfoodlab.pt.
Rui Mota, o chef responsável pela condução deste workshop, é um cozinheiro experiente, que começou o seu percurso culinário aos 14 anos. Venceu a Mostra Nacional Jovens Criadores, em janeiro deste ano, na categoria Gastronomia, com a obra “Ilusão da Gastronomia Molecular”. Esta consistia num menu de três pratos composto por cinco receitas. Tirou a Licenciatura na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril e tem um mestrado em Ciências Gastronómicas pela NOVA-FCT.
Se gosta de cozinhar, carregue na galeria para conhecer algumas receitas de sobremesas saudáveis.