A Swee foi criada em 2021, por Diogo Valente, de 25 anos, e Tiago Rebelo (28) e, desde então, passou por algumas mudanças. O objetivo sempre foi terem gelados com 70 por cento menos de açúcar, mas inicialmente falharam na fórmula e, consequentemente, criaram sobremesas com uma textura “tipo cimento”, tal como contaram os fundadores à NiT.
Depois de algumas melhorias, chegaram ao produto atual e tornaram-no um bestseller nos Estados Unidos, mais especificamente na cadeia Central Market, no Texas. Em Portugal, já estavam disponíveis no Continente, El Corte Inglés e Auchan, mas chegaram na passada sexta-feira, 20 de setembro, a um novo supermercado: o Pingo Doce.
“Começámos a marca com um objetivo muito simples: tornar o estilo de vida saudável acessível à população. Procuramos cumprir a nossa missão estando próximos do consumidor, quer na comunicação que temos com eles, quer na acessibilidade, procurando estar num supermercado a 10 minutos da casa de qualquer pessoa”, escreveu Tiago Rebelo, no LinkedIn.
E acrescentou: “É por isso que o Pingo Doce sempre foi um objetivo e estabelecemos internamente 2024 como o ano em que teríamos que conseguir este marco; e tão bom que é tê-lo conseguido.”
O boom da Swee aconteceu em fevereiro deste ano, altura em que passaram a produzir 50 mil unidades por mês em vez de 10 mil. A popularidade também foi influenciada pelo TikTok, onde publicaram vários vídeos que acabaram por se tornar virais em Portugal e no estrangeiro.
Os gelados são produzidos no norte de Portugal e pensados por Diogo e Tiago. Mas não estão sozinhos. “A parte de produção e logística está entregue a uma empresa externa e temos uma rede com cerca de 40 pessoas, com experiência em diferentes áreas, a quem pedimos conselhos quando temos dúvidas ou queremos uma segunda opinião. Sabemos que não podemos fazer tudo sozinhos”, explicam.
Cada embalagem tem 400 mililitros e custa 5,99€. Tasty Caramel With Brownie Chunks, Chocolate Cake with Brownies, Date Night Fondue, Cookies N’ Screaming e o Cookies Doughn’t Stop são os sabores disponíveis.
Leia o artigo da NiT para conhecer melhor a história desta marca portuguesa de sucesso.