Entre os muitos elogios feitos a Portugal, a boa gastronomia ocupa sempre um lugar de destaque. Essa reputação saiu reforçada esta segunda-feira, 25 de novembro, com a distinção de 10 restaurantes portugueses na prestigiada La Liste.
O Ocean, em Porches, Algarve, lidera entre os espaços nacionais com uma pontuação de 97,5 por cento, seguido do Vila Joya, em Albufeira, que alcançou 97 por cento. O terceiro lugar é ocupado pelo Belcanto, em Lisboa, com 96,5 por cento.
Completam a lista o The Yeatman, em Vila Nova de Gaia (92,5 por cento), o Feitoria, em Lisboa (91 por cento), a Fortaleza do Guincho, em Cascais (88 por cento), o Alma, em Lisboa (80 por cento), a Casa de Chá da Boa Nova, em Leça da Palmeira (77 por cento), o Il Gallo d’Oro, no Funchal (77 por cento) e o Antiqvvm, no Porto (75,5 por cento). Todos os espaços já foram anteriormente distinguidos com estrelas Michelin.
Apesar de Portugal continuar a ser um dos países com menor representação na lista, a presença nacional tem vindo a crescer nos últimos anos. No entanto, o título de “novo destino campeão”, atribuído no ano passado ao nosso país, foi este ano entregue a Inglaterra.
No topo do ranking mundial de 2024 está o Cheval Blanc by Peter Knogl, em Basel, na Suíça, seguido pelo Guy Savoy, em Paris, e pelo L’Enclume — Simon Rogan, em Grange-over-Sands, no Reino Unido. Estes três restaurantes alcançaram a pontuação de 99,50 por cento.
Criada em 2015, a La Liste é uma iniciativa do Ministério dos Negócios Estrangeiros de França que todos os anos distingue mil restaurantes de todo o mundo. A pontuação, atribuída em percentagens, resulta de um algoritmo que reúne dados de mais de 600 guias gastronómicos provenientes de 180 países.
Entre os países com maior representação estão os Estados Unidos, com 113 restaurantes, a França, com 111, a Itália, com 98, e o Reino Unido, com 75. Portugal continua a afirmar-se como um destino gastronómico de excelência, com cada vez mais espaços a conquistar o reconhecimento internacional.