Este mês completa-se um ano do nascimento de um novo clube em Cascais. Foi a 25 de janeiro de 2023 que se fundou oficialmente o The Cascais Burns Club, com sede na Casa de Santa Maria, aproveitando que, nessa data, se realizou a segunda edição da Burns Night in Cascais, uma experiência gastronómica e cultural que procura celebrar a Escócia e o seu poeta, Robert Burns, recriando uma noite típica do século XVIII.
A ideia de criar um clube nasceu na primeira edição do evento, que se realizou em fevereiro de 2022, para celebrar o trabalho deixado por Robert Burns (1759-1796). “O The Cascais Burns Club tem como fim prezar a memória do poeta escocês Robert Burns e promover o gosto pela sua obra, não só entre os membros do clube, mas entre as pessoas em geral, através da promoção e participação em iniciativas culturais, educativas e de convívio, que encorajem a aproximação entre as culturas escocesa e portuguesa”, refere o clube.
Para dia 25 de janeiro deste ano, quinta-feira, está marcada a terceira edição da Burns Night in Cascais. A iniciativa, limitada a 30 lugares, vai contar “com um menu original desenvolvido para a ocasião” e cumprir com os rituais da noite de celebração tradicional da Escócia, com atenção a todos os detalhes, afirma a organização, que une o The Cascais Burns Club, o Cascais FoodLab e a Lisbon St. Andrew’s Society.
Os participantes poderão provar o Haggis tradicional, um prato da cozinha escocesa que consiste numa mistura de fígado, coração e pulmão de ovelha, triturados e cozidos com aveia e vários temperos dentro do estômago da dita ovelha, mas também um Haggis com um twist que promete surpreender. Para acompanhar, não faltará o scotch whisky.
O jantar será realizado com enquadramento histórico, que pressupõe a encenação de alguns episódios da época. A própria ementa terá por base o receituário gastronómico do século XVIII. E, claro, não vai faltar música escocesa. A noite contará ainda com a intervenção da escritora Hélia Correia, vencedora do Prémio Camões em 2015. O evento faz parte do ciclo “Cultura à mesa” da edição de 2024, que pretende dar a conhecer as tradições culturais e gastronómicas dos países que têm expressão em Cascais, através das várias comunidades de residentes estrangeiros.
O jantar custa 110€ por pessoa e há 20 por cento de desconto para sócios do The Cascais Burns Club. O dress code pedido passa por um black tie criativo com tartã, o típico padrão quadriculado britânico. O evento decorre entre as 19 e as 22 horas, na Casa de Santa Maria, em Cascais. Para mais informações e para se inscrever (até 20 de janeiro), os interessados deverão enviar email para info@nullcascaisfoodlab.pt.
Desenhada por Raul Lino, em 1902, a Casa de Santa Maria está situada na enseada de Santa Marta, junto ao Farol com o mesmo nome. Na altura, foi uma encomenda de Jorge O’Neill, um aristocrata e financeiro de ascendência irlandesa. Durante um século, a casa foi residência privada, com diferentes proprietários, até 2004, ano em que foi adquirida pela Câmara Municipal de Cascais. Em 2012, foi classificada como Monumento de Interesse Público, com portas abertas ao público.
Robert Burns morreu em 1796, com apenas 37 anos, mas deixou um grande impacto na literatura. Um ano após a sua partida, assinalada a 21 de julho, alguns amigos do poeta reuniram-se para lhe fazerem uma homenagem e foi assim que começou a tradição da Burns Night. No ano seguinte, a data da celebração passou para 25 de janeiro (nascimento do poeta) e esta passou a ser uma noite de muita diversão, onde não faltam um jantar, whisky e poesia e gaita de foles, que atravessou fronteiras.