PARA CELEBRAR OS 50 ANOS DA REVOLUÇÃO, TODOS OS ARTIGOS DA NEW IN CASCAIS DE HOJE FORAM ESCRITOS COMO SE ESTIVÉSSEMOS NO DIA 25 DE ABRIL DE 1974. ALGUNS EXCERTOS DOS TEXTOS FORAM CENSURADOS PELA PIDE.

comida

Tudo o que queria saber. Afinal, como é que se fazem as famosas Areias de Cascais?

São parte do património gastronómico do concelho e uma delícia a qualquer hora do dia.
Experimente.

Só se pode considerar cascalense de verdade, alguém que já tenha provado as míticas Areias de Cascais. Estes biscoitos doces fazem parte do património gastronómico do concelho. 

As primeiras referências ao doce datam de final do século XIX. No entanto, a primeira receita escrita e publicada é da autoria de Manuel Ferreira, no livro “A Cozinha Ideal” de 1933, segundo o município. 

Atualmente, existem inúmeras receitas para recriar estes biscoitos emblemáticos, com pequenas mudanças a nível de ingredientes e confeção que podem fazer a diferença no resultado final. 

Decidimos, nesta publicação, partilhar aquela que consideramos seguir o método mais tradicional como, por exemplo, garantir que a farinha é o dobro do açúcar e, como gordura, usar tanto manteiga como banha. 

Caso nunca tenha posto as mãos na massa, chegou o momento. Tome nota de tudo o que precisa e arrisque. Vão certamente tornar-se nos biscoitos de eleição para a família acompanhar a hora do chá, um lanche de fim de semana ou uma mesa de aniversário. 

Do que precisa

— 500 gramas de farinha

— 250 gramas de açúcar

— 225 gramas de manteiga

— 75 gramas de banha

Como se faz

Comece por derreter a manteiga juntamente com a banha e depois deixe arrefecer um pouco. Pode também utilizar manteiga à temperatura ambiente, se preferir. Numa taça, misture a farinha com o açúcar. Faça um buraco no meio e deite a gordura derretida. Misture bem os ingredientes, com as mãos, para criar uma massa grossa.

Continue a amassar até que a gordura esteja totalmente misturada com os ingredientes secos. Se quiser dar um gostinho extra à massa, inclua também uma colher pequena de raspas de limão (este passo é totalmente opcional). Depois, deixe a massa repousar durante meia hora.

Passado este tempo, retire pedaços de massa para fazer bolinhas pequenas, com cerca de 20 gramas cada. Faça movimentos circulares com a massa entre as palmas das mãos. Coloque as bolinhas numa folha de papel vegetal, ligeiramente afastadas entre si, em cima de um tabuleiro. Leve-as ao forno a cerca de 170 graus, durante cerca de 20 a 25 minutos. Pode virar o tabuleiro a meio para ter certeza que ganham uma cor uniformemente, mas devem manter uma cor clara.

Garanta que estão firmes e secas quando lhes tocar. No caso de estarem ainda moles, deixe-as no forno durante mais uns minutos (poucos). De seguida, com as bolinhas ainda quentes, passe-as por açúcar. Há também quem goste de passá-las por canela, fica ao seu gosto. Conserve-as num frasco de vidro até servir. 

OUTROS ARTIGOS