A história de amor entre os portugueses e o pastel de nata não é nova e está para durar. E como tudo o que é orgulhosamente carregado ao peito pela nação, qualquer desvio (ou, dirão alguns, blasfémia) pode ser um duro golpe para os mais conservadores. Na passada sexta-feira, 16 de agosto, uma turista tentou testar o bom senso de toda a uma nação ao colocar ketchup por cima do doce.
“É um pecado ou uma vitória? Ketchup vs. Canela no Pastel de nata.” Foi desta forma que a conta Best in Lisbon partilhou o vídeo que gerou uma onda de incredulidade em Portugal. Uma mulher surge a colocar o molho de tomate no bolo e noutro canela. Tudo terá acontecido numa das pastelarias da Fábrica da Nata espalhadas por Lisboa.
Canela ou açúcar em pó são opções comuns. Mais do que isso, já pode ser considerado uma “declaração de guerra” como muitos portugueses afirmaram nos comentários. As críticas variaram entre a preocupação com a sanidade da turista e a indignação por alguém tentar alterar uma receita tão tradicional.
“Ketchup no Pastel de Nata? É melhor ires ao psiquiatra”, sugeriu um utilizador. O vídeo foi partilhado noutras plataformas e as reações multiplicam-se com pedidos de exílio de quem foi capaz “de tamanha ousadia”. “Acho que o cartão cidadão deste ser deveria ser destruído! E exílio para a Sibéria”, pede uma portuguesa.
Este não foi o primeiro desvario do género. Tiago Amorim, conhecido do TikTok ao Instagram pelo nome de guerra chef Jamon decidiu criar uma francesinha num pastel de nata.
O cozinheiro retirou o recheio de bolo e só depois criou a francesinha. Antes que fiquem nauseados com a ideia de provarem esta proposta gastronómica do inferno, saibam que ele comeu e deu-lhe nota máxima. “10/10, mamava outra vez”, resumiu na sua frase-bordão, que conclui sempre os vídeos com pratos bem-sucedidos.
Ver esta publicação no Instagram