comida

Vendas Novas quer criar a maior bifana do mundo

A iniciativa vai juntar uma panificadora e vários restaurantes locais. O desafio faz parte das Festas do Concelho.
É marca registada desde 2011.

As bifanas são conhecidas em vários pontos do País, mas é em Vendas Novas, no Alentejo, são especialmente populares. Há dezenas de cafés e restaurantes locais que obrigam à paragem de quem viaja na Nacional 4. E até existe uma feira dedicada apenas às famosas sandes. Se dúvidas houvesse, é uma marca registada pelo município desde 2011.

A cidade alentejana prepara-se para criar, no dia 7 de setembro, um sábado, “a maior bifana do mundo”. Inserido nas Festas do Concelho, o desafio vai contar com pão produzido especialmente pela panificadora local e bifanas dos sete estabelecimentos que participam no evento.

A confeção da sandes gigante representa a “união da comunidade e simboliza o orgulho que Vendas Novas tem nas suas bifanas”, segundo a autarquia alentejana. “Um feito que os presentes terão a oportunidade de testemunhar e saborear.”

O ponto alto das festividades começa às 19h30, altura em que o lombo de porco bem batido começa a ser frito num molho secreto, antes de ser servido no tradicional papo seco torrado. Atualmente, o recorde do Guinness conta com 1m50 de comprimento.

Organizadas pelo Município de Vendas Novas, as iniciativas têm entrada gratuita e “e têm como objetivo firmar Vendas Novas enquanto Capital da Bifana, criando diferenciação deste produto em relação a outros similares”, pode ler-se no site oficial da Câmara Municipal.

Além da criação da bifana, o evento vai receber o concurso “Rei e Rainha da Bifana”, no qual irá ser coroado o participante masculino e feminino que conseguir comer mais bifanas em 10 minutos. As inscrições para a competição, que já vai na terceira edição, estão abertas através de um formulário.

Logo a seguir, por volta das 18, o chef Fábio Bernardino vai organizar um showcooking onde irá interpretar a famosa bifana, misturando a tradição e a alta gastronomia para mostrar novas abordagens e sabores para esta especialidade.

MAIS HISTÓRIAS DE CASCAIS

AGENDA