Se acompanha a série “The Crown” da Netflix, certamente já viu pelo menos um par de botas Wellington nos pés de uma personagem. Os modelos são tão usados pelos membros da família real britânica nos passeios pela propriedade de Balmoral (na Escócia) que se tornaram um símbolo não oficial da monarquia.
Nos anos 90, Diana foi fotografada diversas vezes com galochas impermeáveis. Numa das imagens que mais circulam online, Lady Di surge ao lado do atual rei, Carlos III, com um par verde oliva por cima de umas calças de bombazine. A combinação algo conservadora contrasta com uma camisola de uma malha colorida (onde o rosa se destaca), um look arrojado e edgy que continua a inspirar milhares de mulheres.
As galochas Hunter eram ainda as favoritas de Isabel II, que raramente era vista no campo sem elas. A atual rainha, Camilla, também as usa nos passeios com cães. Um selo de aprovação que colocou a insígnia entre uma das favoritas dos britânicos (e não só).
princess diana at craigowan lodge on the balmoral estate in scotland, 1981. pic.twitter.com/jssgxsy3gZ
— َ (@dianasfeed) March 16, 2023
Todos os invernos, somos recordados de que não somos assim tão diferentes da realeza. Quando está oficialmente aberta a época do mau tempo, os looks pedem botas confortáveis e à prova de água. E uma das melhores apostas são mesmo as famosas propostas de borracha da Hunter.
As galochas destacam-se pela versáteis, já que dão para os dias chuvosos de inverno ou para um festival num terreno lamacento no pico do verão. Além de protegerem os pés, também estão disponíveis numa vasta gama de cores, formas, padrões e estilos para todos os gostos, incluindo das supermodelos.
A britânica Kate Moss foi das primeiras a popularizar as galochas como complemento de outfits descontraídos, após ser vista a usar um par da Hunter em 2005, no festival de Glastonbury. Ora usava botas altas e finas, ora optava pelos modelos estilo Chelsea pelos tornozelos.
Ainda assim, começou por ter outra função. Quando surgiu, em 1856, a marca britânica chamava-se The North British Rubber Company, visto que o matéria-prima usada era sempre a borracha — característica que se mantém até hoje. Curiosamente, foi fundada por Henry Lee Norris e Spencher Thomas Parmelee, dois americanos.
Acredita-se que as botas Wellington — ou wellies, como são carinhosamente apelidadas — tenham tido um grande impacto na vitória dos Aliados sobre a Alemanha durante a Primeira Guerra Mundial. Graças à sua durabilidade e resistência, a empresa fabricava milhões de exemplares.
Carregue na galeria para conhecer algumas das propostas mais procuradas da Hunter — e leia também o artigo sobre a atribulada história da marca.