A Costa Rica é um destino cada vez mais procurado por quem deseja passar umas férias paradisíacas. Das praias de areia branca à biodiversidade exuberante, com fontes termais naturais, cascatas e rios de águas azuis, — atrativos não faltam. Se sonha conhecer este país da América Central, o melhor é espreitar a nova coleção da Geko, com peças inspiradas precisamente no clima costa-riquenho.
Este é o primeiro lançamento do ano, mas a marca já está a planear os próximos drops, que prometem acompanhar os clientes durante o verão. “Todas as coleções são inspiradas nas minhas viagens e, na sua maioria, são planeadas com um ano de antecedência. Ao longo do processo, acabam por surgir novas ideias e lançamentos que não estavam inicialmente previstos”, conta Jazela Gama, responsável pela marca.
A nova coleção aposta em tons terra e nudes, que tendem a ser mais discretos no verão. “Temos um mix de cores diferente este ano, que tem sido muito procurado, com amarelo e lilás, que voltará em breve a estar disponível”, acrescenta.
Algumas propostas nascem a partir de sugestões que recebem. “Nesta coleção, temos um modelo inspirado por uma cliente. Como temos produção própria, o processo é relativamente fácil”, explica. Outra novidade é a introdução de vestuário na marca. “Comecei a desenhar apenas para mim, mas as clientes começaram a perguntar se os modelos estavam à venda. Agora estão disponíveis.”
As peças dos biquínis são vendidas separadamente, permitindo que as clientes combinem partes de cima e partes de baixo segundo as suas preferências e adaptações ao corpo. Isso não só possibilita a mistura de cores e padrões, mas também atende às necessidades de mulheres com diferentes tipos de corpo, como as que têm tamanhos distintos nas ancas, por exemplo.
As novas peças e biquínis estão disponíveis online. O valor de cada conjunto de swimwear compreende-se entre 58,90€ e 69,90€. No caso do vestuário, ronda os 31,90€ e os 72,90€.
História da Geko
A criação da marca remonta à infância da empreendedora no Brasil, onde via a mãe a trabalhar na máquina de costura. Inspirada por este exemplo, Jozela começou a confecionar os seus próprios biquínis ainda muito jovem, levando-os para as praias de Florianópolis. As amigas gostavam tanto das criações que começaram a encomendar-lhe modelos personalizados.
Anos depois, o hobby transformou-se num negócio mais estruturado. No verão de 2012, a designer de 43 anos veio passar umas férias à Europa com o marido, nascido em Itália, e trouxe várias das suas criações. Sempre que ia à praia, percebeu que a procura pelos seus biquínis só aumentava, o que a levou a decidir lançar-se no mercado do swimwear.
Em 2013, Jozela mudou-se para Portugal e fundou a Geko. Começou por participar em várias feiras e, em 2016, abriu uma loja na capital, em Campo de Ourique, que veio juntar-se aos dois pontos de venda no sul do Brasil.
Oito anos depois, a marca inaugurou a sua segunda loja em Portugal, localizada na Rua de Biarritz, no Estoril, a 28 de junho de 2024. O espaço de 25 metros quadrados é “um local de fusão dos cortes brasileiros com a elegância portuguesa”, descreve Josela.
“É um ambiente muito descontraído e inspirado no verão europeu, com muita palha e elementos de praia, apesar de estar na cidade”, acrescenta. “Todos os pontos de venda têm a mesma onda, inclusive os localizados no Brasil”, revela.
Carregue na galeria para conhecer os novos biquínis da Geko, inspirados na Costa Rica.