Entrar num carro com os miúdos e partir em viagem, seja ela longa ou curta, pode rapidamente transformar-se num pesadelo. Existem as corridas de última hora à casa de banho, a escolha dos brinquedos que desejam levar e, sem dúvida, a difícil tarefa de colocar os mais pequenos nos seus assentos de segurança — especialmente quando os objetos estão constantemente a cair.
Mara Freire, uma educadora de infância de 27 anos, é uma boa testemunha deste fenómeno, não apenas porque o observava de perto diariamente, mas também porque enfrentava o mesmo dilema. Ao longo dos anos, procurou soluções para conseguir levar e trazer um menino que apoiava deste pequeno, entre as quais se incluem o uso de organizadores.
Populares entre muitos pais, tratam-se de acessórios desenhados para otimizar o espaço dentro do veículo, mantendo-o arrumado e funcional. Servem para manter acessíveis e protegidos quaisquer artigos pessoais, ferramentas ou até itens de viagem.
Porém, reparou num problema. “Não eram funcionais ou apelativos”, confessa à NiT. “Vi que existia uma lacuna no mercado, o que me deu vontade de criar alternativas que fossem apelativas e com qualidade.”
A primeira coleção da Vroom, a marca nacional “para famílias em movimento”, foi lançada a 16 de setembro. É composta por organizadores estampados, coloridos e cheios de personalidade, inspirados nas memórias da fundadora nas viagens em família durante a infância.
Como as opções em Portugal “eram todas escuras”, Mara decidiu combinar o design com a qualidade. As peças são feitas em algodão, por ser um material resistente, e incluem vários compartimentos e fivelas ajustáveis, para serem mais fáceis de pendurar no banco de trás do veículo.
Quanto à produção, é 100 por cento nacional. Da escolha dos materiais ao acabamento, todos os produtos são desenhados e fabricados no nosso País, mais precisamente em ateliers nacionais com costureiras com vários anos de experiência.
Embora seja a mais óbvia, a organização não é a única vantagem destes produtos. “A maior diferença que notei foi na autonomia durante a viagem”, explica. “Os pais podem pôr os snacks ou os brinquedos e não têm de se virar para trás, porque está tudo à mão dos mais pequenos.”
“Quase já não obrigo o meu filho a ir para o carro, quase que quer ir automaticamente”, acrescenta. Uma experiência ecoada pelos cuidadores que recebe na escola todos os dias. “Muitos já usavam outros e dizem que é mais prático e ajustável do que os que tinham antes.”
O desenho dos padrões é inspirado em vários sítios por onde Mara passou na infância e que lhe ficaram na memória. Um dos exemplos é o modelo Costa Nova, inspirado nas famosas casas às riscas de Aveiro, que esgotou em menos de um mês após o lançamento da etiqueta.
Os planos incluem um lançamento com uma estética mais outonal e outros produtos de viagem, que a fundadora vai querer levar para mais espaços físicos — já estão na loja da Punchies, em Campo de Ourique — e além-fronteiras. “Estamos em contacto com pontos de venda em Espanha no mesmo segmento.”
A primeira coleção da Vroom está disponível no site da marca e cada organizador custa 56€.
Carregue na galeria para conhecer os modelos.