Do eterno James Dean a Britney Spears, foram várias as celebridades que, ao longo das décadas, nos provaram que qualquer guarda-roupa que se preze inclui uma ou duas peças em denim. O tecido já conheceu inúmeros papéis ao longo das décadas, dos mineiros aos hippies, sem nunca perder o espírito cool.
Desde então, o mundo da moda também não o larga. As coleções de outono-inverno 2025 servem como prova com várias marcas a trazer uma nova leva de propostas, desde os cortes retos da Prada, com lavagens em toque vintage, aos casacos adornados com pérolas e cristais de Simone Rocha, passando pela abordagem boho da Chloé.
Passem os anos que passarem, alterem-se as tendências que se alterarem, o blusão de ganga será sempre essencial no roupeiro. Aliás, quem tem um de boa qualidade guarda-o religiosamente ano após ano e diz com orgulho aos amigos “que veste o mesmo número há dez anos”.
Acontece que as tendências de moda ditam que, todos os anos, esta proposta se deve reinventar. É claro que em 2025 continuamos a comprar (e a usar) estes agasalhos na sua versão mais básica (seja ela justa ou em tamanho oversized), mas há muito que deixaram de ser as únicas opções.
Apesar da queda nas temperaturas, há quem aproveite para voltar a olhar para um dos estilos mais populares dos anos 90. Falamos daqueles modelos mais curtos, por vezes com costuras desfiadas, que ganharam o nome específico de cropped. Tal como os que eram usados com camisas axadrezadas.
Entre as sugestões da NiC, há também os modelos com golas subidas ou com pelo nas golas, que prometem mantê-la quente nas manhãs mais gélidas. Melhor ainda se for removível, pois torna a proposta ainda mais versátil.
Das franjas em strass aos ilhós, passando pelo patchwork, a ganga cheia de adornos voltou. Os adornos podem aparecer distribuídos por toda a peça ou apenas em pormenores, como os que contornam os bolsos das calças. Às vezes, surgem a acompanhar as costuras ou com um posicionamento mais aleatório.
Seja qual for preferência, estes modelos tornam, por exemplo, os looks das noites de verão mais compostos. E no início ou no final do outono, quando começa a chover, mas ainda não está demasiado frio, conjuga facilmente com uma camisola de manga comprida ou uma gabardina por cima.
Além disso, nos últimos anos, a combinação de jeans com casacos de ganga deixou de ser estritamente proibida. Pode apostar em duas partes da mesma cor ou até em tons distintos, mas estamos mesmo a testemunhar uma reviravolta em que o full denim deixou de ser um crime da moda e voltou a ser cool novamente.
Para que possa renovar os looks que tem no roupeiro, a NiC foi à procura de casacos das novas coleções. Carregue na imagem para conhecer as nossas sugestões.

LET'S ROCK






