Podemos agradecer a invenção dos saltos altos à obsessão de Luís XV de França. Descontente com o seu metro e sessenta, o monarca decidiu criar um acessório para contornar o problema. A solução encontrada foram os modelos de sapatos com um tacão vertiginoso que lhe davam mais alguns centímetros.
As mulheres adoraram e pediram aos alfaiates para criarem modelos idênticos aos do rei. A moda espalhou-se e acabaram por se tornar num símbolo de poder, até chegarem às estrelas de Hollywood e se tornarem num uniforme imprescindível em cerimónias e eventos formais, como casamentos e batizados.
No entanto, os sapatos de salto alto não são propriamente confortáveis, nem fáceis de usar. São, por isso, muitas vezes um problema para quem tem que os manter calçados o dia inteiro ou para quem quer aproveitar a festa, tal como manda a tradição. O resultado, já se sabe, são bolhas nos pés e dores nas costas.
Existem ainda muitas mulheres que não dispensam os modelos vertiginosos, mas outras consideram-nos uma verdadeira tortura. É por isso que, cada vez mais se substituem os saltos agulha por modelos mais rasos, confortáveis e compatíveis com a anatomia dos pés — das noivas às convidadas.
Com a época de casamentos a aproximar-se, o que as mulheres querem é “um par de sapatos que não sirva só para aquele dia”, relevou Ana Amorim, fundadora da Crème Caviar, aquando do lançamento da nova coleção da marca. A procura aumentou por propostas que podem ser usadas em diferentes momentos do dia a dia.
Felizmente, há cada vez mais opções nas lojas. Entre os artigos mais procurados estão as sabrinas, que têm voltado a aparecer nos desfiles de diversas marcas de luxo, nos feeds de várias influencers e nas lojas de fast fashion. Inspiradas nas sapatilhas das bailarinas, são uma das imagens de marca da elegância parisiense.
Existem outras alternativas: dos sapatos estilo mule — com laços, fivelas ou metalizados — aos clássicos mocassins, as marcas apostam em desenhos com várias cores, tecidos e ornamentos. Alguns são mais leves e coloridos, outros mais sóbrios e discretos.
Carregue na galeria para descobrir a seleção de sapatos rasos (de vários estilos, preços e marcas) para usar nas festas que se aproximam.