Quando Dua Lipa publicou uma fotografia a usar um anel de diamantes, num dos dedos da mão esquerda, em fevereiro, os fãs da artista começaram logo a especular. Apesar da cantora não ter abordado os rumores publicamente, levou a discussões sobre um potencial noivado com o ator Callum Turner, o namorado da artista.
A escolha do design robusto — uma joia de ouro amarelo de 18 quilates, com um diamante branco de dois quilates, da marca Tiffany & Co — entrou para a wishlist de muitas mulheres, até das mais tradicionais. O problema é que o modelo está avaliado em cerca de 35 mil euros.
O estilo não só se afasta das joias clássicas e mais tradicionais, como reflete uma tendência crescente, à qual temos vindo a assistir. Em 2025, os chunky rings, como são conhecidas estas alianças mais grossos e marcantes, são uma das principais tendências entre as noivas que querem fugir ao previsível.
“Penso que a substituição das bandas finas e delicadas por designs mais volumosos revela a mudança nas pessoas, que procuram anéis mais contemporâneos e fáceis de usar”, explica à “Vogue” a joalheira britânica Kitty Fuller, que ficou conhecida pelo seu estilo de acessórios arrojado.
Embora a tendência pareça uma moda mais recente, em alternativa aos estilos predominantes, a verdade é que remonta à era vitoriana. Na altura, as pedras preciosas eram embutidas em aros de metal até se criar uma superfície nivelada, protegendo-as do desgaste e oferecendo mais durabilidade.
“Robusto não significa pesado ou desconfortável”, afirma, por sua vez, a designer Rachel Boston, à “Harper’s Bazaar”. “Basta que as clientes se certifiquem de que experimentam diferentes larguras para ter uma noção do que é mais confortável para si.”
Atualmente, o processo é diferente. As pedras são embutidas diretamente na banda para maior praticidade, criando uma peça que é única, mas ainda assim intemporal.
“Historicamente, os anéis de noivado inclinavam-se para designs delicados com foco na pedra central”, refere Sarah Ysabel Narici, fundadora da marca de joalharia Dyne, à mesma publicação. “Eram os favoritos porque realçam a pedra, alinhando-se com os ideais tradicionais de feminilidade.”
Agora, cada mulher tem a possibilidade de dar o seu toque pessoal. Isso explica, provavelmente, o crescimento na procura de pedras preciosas coloridas, apesar de os diamantes continuarem a ser a opção mais popular. Muitos decidem reaproveitar pedras que herdaram de familiares e às quais querem dar um novo propósito.
Há também um maior apreço por alianças de inspiração vintage, mas sempre com uma configuração mais espessa. “Adoro a sua estética arrojada e escultural”, diz a joalheira Jessie Thomas à “Vogue”.
O estilo de anel de noivado solitário, um dos mais clássicos, é uma das formas mais fáceis e cool de modernizar esta escolha. O volume ajuda a elevar o diamante no centro, tanto em altura como em presença, além de oferecer um equilíbrio entre a tradição e a ousadia da moda chunky.
Apesar de alguns receios em relação ao peso, tratam-se de peças confortáveis de usar, segundo os especialistas. O conforto depende em grande parte do design e da forma como o anel se adapta ao dedo. Geralmente, existe um esforço para ajustar o tamanho à mão da pessoa de forma ergonómica, assegurando que assentam de forma proporcional.
“Trabalho sempre com a mão do meu cliente para garantir que o design é equilibrado”, continua Fuller. “Assim que tiver um tamanho que funcione bem, penso que é importante optar por um design que se enquadre na pessoa e que não seja apenas um aceno a uma tendência.”
Um anel volumoso bem trabalhado deve distribuir o peso de forma uniforme, evitando que deslize ou gire. Outro fator a ter em conta é que a banda, sendo a cónica uma das mais recomendadas, se ajuste ao estilo de vida de cada noiva, fazendo com que se torne uma extensão natural da mão.
A pensar nisto, Fuller aconselha as mulheres a adotarem uma abordagem mais minimalista. “Concentrem-se numa pedra bonita e, acima de tudo, no conforto”, conclui. “Esta é uma peça de joalharia para sempre, que vai querer usar durante toda a vida.”
A NiC reuniu alguns anéis de noivado de vários estilos, preços e marcas. Carregue na galeria para conhecê-los.