À primeira vista, pizza e roupa não parecem ter muito em comum. Porém, as irmãs Rita e Madalena Rugeroni resolveram criar um elo entre elas na Favorite People, marca de jardineiras (para miúdos e adultos) lançada em setembro de 2022. Na procura por um packaging que encaixasse com o conceito da marca, tiveram a ideia de enviar as peças em caixas quadradas de cartão que, normalmente, são associadas às pizzas.
Durante um ano, a marca garantiu a presença apenas online e em alguns mercados de rua. Porém, desde 28 de outubro, isto mudou. Nesse dia, abriram o primeiro ponto de venda físico: um quiosque no CascaiShopping. “A ideia surgiu em fevereiro deste ano, e desde então, temos estado a preparar tudo para estarmos à altura de uma loja num dos melhores centros comerciais do País”, contam as fundadoras.
O espaço tem cerca de nove metros quadrados e foi decorado com alguns néons. Nos cabides e escaparates há jardineiras de vários padrões, para todos os gostos e idades. Por lá estão presentes também a novidade que lançaram em setembro passado: os modelos pensados para adultos. “Criar esta linha nunca esteve nos nossos planos, mas o mais importante num negócio é ouvir o feedback dos clientes”, contaram. “Desde o início, sempre tivemos milhares de pedidos das nossas seguidoras que queriam poder usar as nossas peças.”
A decisão de alargar o leque de tamanhos acabou por ser recompensada. Na primeira semana de abertura da Favorite People no CascaiShopping, os conjuntos matchy-matchy (isto é, jardineiras a condizer, por exemplo, para mães e filhas) que foram os mais procurados— e a tendência mantêm-se.
O espaço tem sido visitado por muitos clientes do centro comercial, seja apenas por curiosidade, para experimentarem as peças da marca, ou “para nos darem os parabéns pela imagem e comunicação, para saber onde são feitas as jardineiras, ou simplesmente para descobrirem o que está dentro das caixas de pizza”, asseguram.
Embora não avancem os números exatos, nos primeiros dias venderam “três vezes mais do estavam à espera”, garantem as irmãs Rugeroni. E, se este nome lhe soa familiar, é porque certamente é um dos milhares de portugueses que ouvem rádio todos os dias. Rita Rugeroni é uma das locutores da Rádio Comercial.
O gosto pelas jardineiras é algo que sempre a acompanhou. “Sempre as usei. E os miúdos também as adoram porque são confortáveis. Optámos por este tipo de peça porque quisemos criar uma marca monoproduto”, afirma. O objetivo era também surpreender, apostando num nicho de mercado: “Queríamos oferecer algo irreverente, divertido e cool”.
O packaging escolhido pelas irmãs segue à risca o conceito do projeto. As diferentes propostas vêm em caixas de pizza, mas há uma razão por detrás desta decisão. “Nelas diz que somos a escolha número dois dos miúdos, porque a número um será sempre a pizza”, brinca a fundadora. “Não temos medo de ficar em segundo lugar.”
As irmãs demoraram cerca de um ano até terem o projeto concluído. O processo foi intenso e muitas vezes desafiante. Além da falta de know how sobre o mundo têxtil, viram-se confrontadas com os impactos da guerra entre a Rússia e a Ucrânia. “Tivemos de lidar com o aumento do custo das matérias-primas. Desde março que sentimos muito a muita dificuldade em gerir os preços de venda, de compra e fornecedores. Uma caixa de pizza tinha um valor em janeiro e em março já custava, por exemplo, mais 25 por cento”, explica. Porém, deram “muito ao litro”, foram resilientes e fizeram com que as suas ideias se tornassem numa realidade.
As propostas que encontra na loja são produzidas numa fábrica no norte de Portugal — mas vendem online para todo o mundo. “Temos aqui muito material de boa qualidade, e assim também sabemos que a mão de obra não é explorada”, explica Rita, relativamente ao porquê desta decisão. E também é uma boa ajuda para o mercado nacional, claro.
Aproveite e carregue na galeria para conhecer alguns dos modelos infantis.