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As portuguesas estão apaixonadas pela nova carteira espaçosa da Esticca

Consegue levar roupa, maquilhagem, um portátil, escova para o cabelo e vários outros produtos. Tudo junto numa só peça.
Uma coleção versátil.

Os primeiros clientes conheceram-na como Yucca Bags, mas agora a marca apresenta-se simplesmente como Esticca. Esta escolha de nome foi ao encontro daquilo que a insígnia quer apresentar no mercado: um catálogo largo. Se no início apostava apenas nos sacos de praia, atualmente há propostas para todas as estações e ocasiões. A 10 de dezembro, a etiqueta apresentou uma nova coleção para o dia a dia.

“Quando lançámos os primeiros protótipos em mercados, percebemos que tínhamos de fazer roupa”, conta a fundadora Catarina Guerreiro, de 23 anos. “Tivemos imensa adesão e as pessoas elogiaram não só o fit e o corte, mas o facto de os padrões serem tão exclusivos.”

Isto mudou com a nova linha da Esticca. Agora, as peças não têm estampados. Em vez disso, seguem um tom mais simples — o que acaba por criar artigos mais fáceis de conjugar com outras opções do armário.

Na lista do novo catálogo há uma peça que se destaca: a carteira. Faz sentido, visto que no início a insígnia focava-se unicamente neste tipo de acessórios. É, então, como uma espécie de “homenagem às raízes”.

“O design prático deste saco inclui um amplo espaço no interior, assim como um bolso no interior e exterior. A alça de ombro ajustável e removível garante conforto durante o transporte, seja nos ombros ou nas mãos”, descreve Catarina.

Graças ao tamanho oversized vai ter o espaço necessário para transportar tudo aquilo de que precisa para o dia a dia, como uma powerbank, porta-moedas, portátil, maquilhagem e até roupa. Vem num tom bordeaux e custa 55€. Pode ser adquirida online.

No início, eram os sacos de pano

Quando surgiu, em 2020, o projeto foi criado a pensar na “típica mulher portuguesa”. As sócias Margarida Caetanito, de 23 anos, e Catarina Guerreiro identificaram uma lacuna no mercado e descobriram como poderiam acrescentar um produto com o qual se identificassem. Surgiu a ideia do saco de praia, que aproximava as fundadoras ao ambiente à beira-mar.

“A mulher portuguesa é muito prática. Acima de tudo, queríamos criar algo funcional e confortável para todos os momentos do dia a dia”, disse Margarida que, entretanto, deixou o projeto. “Sai da praia e vai às compras, vai buscar os filhos, dar um passeio ou tomar um café com as amigas e precisa de acessórios versáteis.”

Aos modelos de cores fortes, para mulheres arrojadas, juntam-se os sacos mais sóbrios para as mais discretas que preferem um apontamento no saco. Um bordado ou uma costura diferente são alguns dos pormenores que elevam o produto estrela do catálogo — detalhe que se mantém três anos mais tarde.

Apesar da renovação do design, o método de trabalho é o mesmo: a produção sustentável, com coleções exclusivas e em quantidades limitadas continuam a ser prioridades. Este objetivo é alcançado através da colaboração com fábricas portuguesas no norte do País.

Carregue na galeria e conheça outras novidades da Esticca.

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