compras

Borboletário de Cascais reabre este sábado com programação especial

O espaço dedicado à criação e observação de borboletas, no Parque Urbano da Quinta de Rana, terá atividades para toda a família.
Imagem: Site Cascais Ambiente

A primavera traz consigo a reabertura de um espaço singular em Cascais: o Borboletário João Pedro Cardoso da Conceição, no Parque Urbano da Quinta de Rana. As portas deste espaço dedicado à criação e observação de borboletas reabrem ao público este sábado, 22 de março, prometendo um dia repleto de atividades para todas as idades.

O espaço foi nomeado em homenagem a João Pedro Cardoso da Conceição, um cientista cascalense que dedicou mais de 30 anos ao estudo dos Lepidópteros, o grupo de insetos que inclui as borboletas. Inaugurado há cerca de 10 anos, em 2015, o principal propósito do Borboletário é promover a aproximação da comunidade ao fascinante universo das borboletas. 

A estrutura única do edifício, que remete visualmente para a imagem de um casulo em fase de metamorfose, tornou-se também um marco arquitetónico em CascaisRecentemente, o Borboletário passou por uma renovação significativa.

Após vários meses de encerramento, para celebrar a reabertura, a Cascais Ambiente organizou uma série de atividades especiais este fim de semana (23 e 24 de março), incluindo visitas guiadas, workshops de identificação e fotografia de borboletas, e oficinas criativas para famílias. Além da programação diversificada, será inaugurada a exposição “Os Lepidópteros de Cascais”.

Os visitantes poderão explorar de perto a beleza e a importância ecológica desses insetos, aprendendo mais sobre a sua biologia, ciclo de vida e papel fundamental na polinização. Os visitantes terão oportunidade de observar todas as fases do ciclo de vida das borboletas, desde ovos e lagartas até crisálidas e borboletas adultas, bem como descobrir a importância ecológica destes insetos, e o papel fundamental que desempenham na polinização.

No sábado, 23, haverá um passeio guiado, das 10h30 às 11h30, para observar borboletas no seu habitat natural, permitindo aos participantes conhecer as espécies locais e os seus hábitos. A visita guiada ao Borboletário terá lugar entre as 11h30 às 13 horas, onde serão apresentados detalhes sobre o ecossistema deste insetos, curiosidades sobre diferentes espécies e a importância da conservação ambiental.

Paralelamente às atividades guiadas, os participantes também poderão visitar a exposição “Os Lepidópteros de Cascais”. Esta mostra oferecerá uma visão aprofundada das diversas espécies de borboletas encontradas na região, com informações sobre as suas características, comportamentos e relevância ecológica, proporcionando uma experiência educativa e imersiva.

Para quem não puder comparecer durante a manhã, há uma sessão alternativa, organizada pela Cascais Ambiente, das 14 às 16 horas. A entrada no Borboletário é gratuita. A participação nas atividades tem um custo de 3€ e as inscrições devem ser feitas através do email atividadesnatureza@nullcascaisambiente.pt.

MAIS HISTÓRIAS DE CASCAIS

AGENDA