Ana Amorim deu formação no Programa Novas Oportunidades anos a fio. Como tinha um horário flexível, aproveitou para tirar um curso de fabrico de calçado. A intenção inicial não era criar um negócio, queria apenas aprender a fazer os sapatos que idealizava — e nunca encontrava à venda.
Quando o programa terminou, em 2012, a assistente social, de 40 anos, ficou desempregada e as amigas começaram a fazer encomendas de alguns pares. No mesmo ano, lançou uma marca homónima com modelos casuais para o inverno e para o verão. “Nunca fui abençoada pelo dom do desenho, mas aprendi muletas e técnicas para me conseguir orientar”, conta a fundadora.
Acabou por desenvolver tudo sozinha e, quando reparou que tinha mais pedidos para as épocas festivas, decidiu focar-se nesse nicho. Aos poucos, surgiu a ideia de criar uma marca que desse às clientes a oportunidade de escolher o design dos modelos. Em 2016, lançou a Crème Caviar, que divide a oferta entre as propostas para noivas e os sapatos de festa para convidadas — ambos personalizáveis.
Agora, a etiqueta apresentou novas propostas para as clientes usarem na primavera-verão de 2024. “As novas sugestões são adicionadas à coleção já existente e surgem como na sequência de alguns pedidos recebidos durante as marcações”, explica sobre as novidades.
A Crème Caviar funciona online ou por marcação. Se quiser conhecer as propostas pessoalmente, o primeiro passo é dirigir-se a um dos dois espaços da marca, em Santa Maria da Feira e Lisboa, para descobrir os modelos disponíveis da nova coleção. Depois, faz uma marcação com a fundadora da marca. A seguir, pode escolher a cor, os materiais, aplicar laços, brilhantes, mudar a cor das fivelas e decidir se quer algo escrito nas solas ou nas palmilhas. Ali tudo é possível, exceto construir o sapato de raiz.
Como funciona? Não existem pares em stock, apenas modelos de amostra que podem ser experimentados pelas clientes. Depois basta escolherem as combinações e tipo de saltos: altos, médios ou rasos — incluídos pela primeira vez o ano passado, “porque são difíceis de encontrar e ainda não existiam [na marca]”.
“O que as noivas querem, cada vez mais, é um par de sapatos que não sirva só para aquele dia”, acrescenta. Muitas apostam em sandálias por ser uma opção versátil, tanto para as noivas como para as convidadas. “E também porque podem ser usadas em diferentes momentos do dia a dia.”
A linha destaca-se ainda pelos detalhes românticos como laços, por exemplo. “Muitas vezes são acessórios amovíveis que podem ser colocados no dia da cerimónia e retirados depois, se quiser usar as sandálias noutras situações. Estes detalhes são muito pedidos e fazem parte da nossa identidade”, conclui Ana.
Os pedidos podem ser feitos online, com acompanhamento digital garantido até ao momento do envio. Dependendo das opções escolhidas, os preços dos sapatos podem variar entre os 189 e os 222€.
Carregue na galeria para ver alguns exemplos dos pares da nova linha, que podem ser adaptados ao seu gosto.