Popular em vários países, técnica japonesa de raku, ligada à cerâmica, nasceu no século XVI. Combina argila e fogo numa “coreografia” que resulta na queima das peças, de forma a obter uma produção mais rápida. Se é fã de cerâmica, mas desconhece este tipo de arte, poderá aprendê-la já no próximo fim de semana, perto de casa.
Nos dias 15, 16 e 17 de novembro, o recém-criado Desvio Ceramics Studio (dedicado à criação e aprendizagem da arte da cerâmica), em Cascais, vai promover um workshop dedicado a esta técnica. Três dias que se vão transformar numa experiência artística para todos aqueles que queiram conhecer este processo artístico para criar peças únicas.
Convicta de que a cerâmica vai muito além do simples objeto decorativo, Sofia Santo, fundadora do Desvio, criou um workshop que o levará numa viagem pelo mundo do raku, desde a sua origem até conseguir criar as suas próprias taças Chawan.
A guiar os participantes estará o mestre Miguel Neto e a ceramista Paula Lomelino, que prometem ensinar-lhe a história e a evolução desta técnica, as melhores dicas para a construção e acabamento de peças e o processo de queima, através do qual tudo se transforma. Poderá, ainda, aprender como criar vidrados e fazer a decoração de peças.
O valor da formação raku é de 380€ e as sessões terão lugar na morada Alameda da Guia 190A, em Cascais. Nos dois primeiros dias, a formação terá início às 9h30 e terminará às 18 horas. Já no último dia, 17 de novembro, a sessão realiza-se entre as 9 e as 18 horas.
Os interessados em participar neste workshop deverão inscrever-se online ou através do email hello@nulldesvioceramics.pt. As vagas são limitadas.
De seguida, carregue na galeria e veja algumas peças do Desvio Ceramics Studio.