Quando, em 2017, Marta Oliveira lançou os primeiros 12 modelos de uma coleção de swimwear, não imaginava o sucesso e crescimento que a marca ia ter em pouco tempo. Os fatos de banho e os biquínis da 38 Graus, como o nome antevia, rebentaram com os termómetros e tornaram-se um fenómeno no Instagram.
A evolução natural foi, além da loja online, passar a ter as peças em espaços físicos multimarca, até que no final de 2022 ganhou uma morada própria em São Bento, Lisboa. Agora, às portas do verão de 2024, a marca decidiu aumentar a presença física em alguns locais que considera estratégicos.
Entre os novos pontos de venda estão o Porto, a Costa da Caparica e um terceiro espaço que vai agradar as fãs cascalenses. A 38 Graus chegou ao piso 1 do CascaisShopping, no início de maio, com um quiosque onde vai encontrar todas as novidades da marca, entre maio e agosto.
“Todos os projetos são de verão, como somos um negócio sazonal, queremos reforçar a nossa presença nos meses de maior calor”, comenta Joana Machado, uma das sócias da marca, e responsável pelo e-commerce. “Escolhemos o CascaiShopping para poder estar além do centro de Lisboa e atender ao público de centros comerciais”, refere.
A responsável acredita “ser importante estarmos fisicamente próximas dos nossos clientes, por isso estamos muito entusiasmadas com estes novos projetos”. Apesar de serem pontos de venda multimarca e mais pequenos, a 38 Graus quer garantir que a marca está bem representada e com uma oferta que se adequa ao espaço em questão.
“Seja através do branding ou dos modelos expostos, queremos que a essência da 38 Graus está presente nestes locais, apesar de temporários.” refere Marta Oliveira, fundadora e diretora criativa, hoje com 31 anos. “Pensámos no público que frequenta os espaços onde estaremos disponíveis, e escolhemos os modelos bestsellers para estarem ali expostos, aqueles que representam melhor essa audiência”, sublinha.

Apesar de as vendas online ainda representarem a maior fatia de faturação, a 38 Graus garante que as vendas em loja física também têm um papel importante. “Hoje, 60 por cento das nossas vendas são online e é o nosso site que nos permite uma expansão internacional. Contudo, os outros 40 por cento são em loja física onde é crucial estarmos no sítio certo, com o público certo, para uma conversão de vendas alta”, refere a terceira sócia, Inês Pereira da Costa, responsável pela estratégia e business da marca.
“Acreditamos que os pontos de venda em que estamos a apostar este ano terão tudo para ser um sucesso e criar uma relação de proximidade com o nosso target”, conclui.
Pelo meio, a marca quis ainda fazer jus ao nome e levar os seus modelos uma cidade com calor o ano inteiro. No início do ano chegou ao bairro do Leblon, no Rio de Janeiro. “Já há algum tempo que ambicionávamos entrar no mercado brasileiro, por ter uma sazonalidade diferente da nossa e também pelo tamanho”, explica Marta.
Por cá pode então encontrar as peças de swimwear da marca no centro comercial, mas se for passear ao Porto, saiba que está na Labels of Tomorrow, parte do grupo Feeting Room. Caso faça uns dias de praia, na Costa da Caparica, pode também passar pela Casa Reia. Em Lisboa, a loja está aberta todo o ano, no número 124 da Rua do Poço dos Negros.