Sem darem por isso, as gémeas Joana e Inês começaram a receber mensagens de vários países. Todos os dias surgiam pessoas desconhecidas que queriam conhecer as carteiras que as duas jovens, de 23 anos, desenhavam. Uma das clientes até viajou de propósito de Inglaterra só para comprar um dos acessórios. No dia seguinte, voltou para casa.
Desde o dia 8 de junho que a marca Seasons, criada oficialmente em maio de 2023, está disponível na Lovely Concept Store, um mundo cor de rosa em Lisboa. Entre turistas que param para conhecer as peças — os envios são apenas nacionais — e jovens à procura dos modelos que esgotam sempre, o espaço tem sido um sucesso.
“Já conhecíamos a loja e um dos nossos objetivos era vender lá. Quando nos abordaram, porque descobriram a nossa marca através das redes sociais, não hesitámos em ficar. O match fazia todo o sentido”, começa por explicar Joana, à NiT, sobre o primeiro ponto de venda físico.
Nas redes sociais do negócio, os comentários ecoam a mesma ansiedade. “Quando é que vão repor novamente o stock online?”, perguntam várias clientes interessadas. Algumas procuram um modelo específico, outras querem saber quando é que podem fazer encomendas fora de Portugal.
O efeito Seasons também é sentido nos eventos esporádicos que a dupla vai organizando. A segunda edição pop up aconteceu a 22 de setembro, no fitness hub Vard, em Matosinhos, após o sucesso da estreia, em junho. Nos vídeos partilhados do dia, surgem filas quilométricas em busca da carteira perfeita.
“Sentimos que, nos nossos modelos, é muito difícil passar todos os detalhes para as imagens”, acrescenta a responsável. “É cada vez mais importante que as pessoas possam ver de perto, tocar e perceber a qualidade em cada um ou sentir como os relevos marcam a diferença.”
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Atualmente, o catálogo é composto pela coleção 555, onde se distinguem cinco modelos. Todos os desenhos seguem o mesmo conceito. São um sucesso por funcionarem como um intermédio entre as propostas demasiado grandes ou muito pequenas. “É um tamanho que não tem sido tão falado.”
O bestseller continua a ser a Dark Coffe, a opção castanha, que já esgotou várias vezes, mas que tem agora uma rival na Cow Bag, com um estampado de vaca. A ideia é que, mesmo com o look mais simples, o acessório certo pode fazer toda a diferença no visual.
Há ainda peças de edição limitada, como uma versão em bordô, lançada a 14 de janeiro, que esgotou em pouco menos de uma semana, segundo as fundadoras. Conclusão: as clientes precisam de estar atentas às redes sociais para acompanharem os novos lançamentos e agarrá-los antes que desapareçam.
“Estamos a tentar ganhar alguma estabilidade em termos de stock, mas ainda não conseguimos. Como temos tantos estrangeiros a vir à loja, aumenta a venda e exige uma produção maior do que a que temos atualmente”, confessa Inês.
Tudo começou com os famosos páreos
Curiosamente, antes de desenharem carteiras, as irmãs lançaram outro projeto. Como passavam férias no Brasil — o país onde a mãe viveu oito anos — optavam sempre por levar páreos. “Usava tantos que acabei por trazer para Portugal para mostrar às minhas amigas”, recordam.
Gostava tanto de usá-los que decidiu começar a criar os próprios designs com tecidos de cetim enormes, que comprava por lá. Com a criatividade ao rubro, a ideia das peças não ficarem apenas guardadas no seu armário acabou por surgir naturalmente. Decidiu começar a vendê-las e a reação do pública foi muito positiva.
Embora não tenham formação na área da moda, Joana e Inês sempre sentiram que “precisavam ter algo para mostrar ao mundo”, explica. Por isso, em paralelo com o trabalho na área da hotelaria, começou a apostar neste desejo e a investir na criação de uma etiqueta.
Como se tratava de uma oferta sazonal, perceberam que iriam precisar de alargar o leque de propostas. Tal como o nome indica, “todas as estações (seasons) há uma nova tendência”. Por isso, as duas amigas querem lançar novos modelos ou versões dos que já fazem parte do catálogo.
“Considero importante termos sempre uma nova peça que se destaque no look.”
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A lógica por trás da nova ideia foi simples. Se no verão, as mulheres usam muitas cores e querem acessórios o mais práticos possível, no inverno o cenário é outro. A elegância torna-se tão importante como a funcionalidade — e as carteiras dão resposta a esta necessidade.
“Primeiro, ia escolher cores mais vivas para continuar com a assinatura da Seasons, mas comecei a estudar as tendências e os materiais”, frisa. “Para não ser só mais uma marca, tínhamos que nos destacar pelo tipo de tecido.”
Após idealizados, os modelos são concretizados em ateliers distribuídos pelo norte do País e por Lisboa. No caso dos páreos, era Joana quem costurava tudo e mandava fazer por encomenda as estampagens e as etiquetas. Para os novos acessórios, porém, precisa de outro tipo de colaboração.
A partir deste brainstorming, nasceram os primeiros modelos. Dois deles têm tons mais neutros, em preto e castanho, mas Joana marcou a diferença pelos relevos. Uma terceira opção para as mais ousadas surge num tom de dourado holográfico. Seguiram-se os estampados.
Com os primeiros modelos aprovados, há novidades a caminho. “Muito em breve, vamos ter uma linha inspirada no regresso à rotina, seja ao escritório ou à faculdade. Vai dar jeito, mas tentamos manter a nossa linha para corresponder às expetativas dos clientes.”
“Estou a tentar construir um público aberto às tendências que vão surgindo, disposto a conhecer marcas pouco conhecidas ou novos produtos”, conclui. “Sou jovem e quero passar as minhas ideias, a minha forma de ver o mundo, mas recebo muitos comentários positivos de pessoas mais velhas que mandam fotografias.”
O próximo passo é começar a vender a Seasons em Espanha, onde a marca já tem vários clientes, e continuar a organizar eventos pop up em mais zonas do País para que os seguidores (quase 20 mil no Instagram) as possam conhecer. Porém, abrir uma loja física, confessam as duas sócias, não faz parte dos planos.
Além do espaço da Lovely Concept Store, as peças da marca estão disponíveis no site da Seasons, com valores entre os 10€ e os 45€.
Carregue na galeria para conhecer alguns dos bestsellers desta etiqueta nacional.