Uma das lembranças mais marcantes da infância de Jozela Gama vivida no Brasil, é a de ver a mãe em volta da máquina de costura. Inspirada pelo exemplo, Jozela começou a confeccionar os seus próprios biquínis desde muito jovem, levando-os para as praias de Florianópolis. As suas amigas gostavam tanto das criações que começaram a pedir-lhe modelos personalizados.
Anos depois, o hobby transformou-se num negócio mais estruturado. No verão de 2012, a designer de 43 anos veio passar umas férias à Europa com o marido, nascido em Itália, e meteu várias criações suas na mala. Ao visitar diferentes praias, percebeu que a procura pelos seus biquínis só aumentava, o que a levou a decidir lançar-se no mercado.
Em 2013, Jozela mudou-se para Portugal e fundou a Geko, uma marca que rapidamente conquistou os amantes de swimwear. Começou por participar em várias feiras até abrir uma loja física em Campo de Ourique, em 2016, somando-se a dois pontos de venda no sul do Brasil.
Volvidos oito anos, a marca decidiu dar um novo passo ao inaugurar a sua segunda loja em Portugal, localizada na Rua de Biarritz, no Estoril, a 28 de junho. Jozela descreve o espaço com 25 metros quadrados como um local de fusão dos cortes brasileiros com a “elegância portuguesa”. Oferece “um atendimento personalizado, qualidade e os biquínis favoritos do verão”.
“É um ambiente muito descontraído e inspirado no verão europeu, com muita palha e elementos de praia, apesar de estar na cidade”, acrescenta sobre o espaço de 25 metros quadrados. “Todos os pontos de venda têm a mesma onda, inclusive os localizados no Brasil.”
O principal diferencial da Geko, segundo a fundadora, é a qualidade dos tecidos utilizados. As matérias-primas são de origem brasileira, destacando-se por serem biodegradáveis e possuírem proteção UV. Antes de selecionar os materiais, Jozela leva em consideração sempre as preferências das suas clientes.
Outra vantagem oferecida pela marca é a possibilidade de cada peça ser vendida separadamente, permitindo que as clientes combinem partes de cima e partes de baixo segundo as suas preferências e adaptações ao corpo. Isso não só possibilita a mistura de cores e padrões, mas também atende às necessidades de mulheres com diferentes tipos de corpo, como as que têm tamanhos distintos nas ancas, por exemplo.
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“Tenho clientes fiéis há quase uma década que, quando voltam para comprar modelos novos, não poupam elogios. Dizem que ainda têm peças dessa altura e que estão em bom estado”, revela.
Um dos motivos por trás do êxito da marca é o passa palavra. Uma cliente adquire um fato de banho e recomenda a Geko às amigas. Muitas chegam até nós graças a recomendações.
Relativamente ao design, Jozela trabalha com estética brasileira “ajustada ao público europeu”, esclarece. “As peças não são excessivamente mínimas. No sul do Brasil, as tendências diferem das do Rio de Janeiro, apresentando outros detalhes e cores menos exuberantes. São criações que refletem a elegância portuguesa.”
Como também oferece vestuário, a Geko consegue manter o espaço em Campo de Ourique aberto durante todo o ano. No que diz respeito à loja do Estoril, a intenção é encerrá-la no final de setembro para reabri-la em abril. Esse será, pelo menos, o plano para o primeiro ano de funcionamento.
“Esta loja representava um sonho antigo que parecia inalcançável. Agora, vamos estruturar bem este ponto de venda para começarmos a considerar a abertura de uma terceira loja nos próximos anos”, conclui. “E continuaremos a oferecer peças a pensar na mulher portuguesa.”
As peças da Geko estão disponíveis no site da marca entre os 50€ e os 70€. Carregue na galeria para conhecer alguns dos bestsellers.